Abacate, um falso rival da dieta

O abacate é considerado uma fruta rica em calorias inimiga da dieta, porém, o que poucos sabem é que a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada, um tipo de gordura que não deixa os níveis de colesterol se elevarem no sangue.
Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contêm vitaminas A, complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. São ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e gengivas, e protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos.

Além disso, a presença de folatos (vitamina do complexo B ) no abacate, promove o desenvolvimento saudável das células e tecidos. Também é rico em fitonutrientes, substâncias naturais da planta que funcionam como nutrientes e auxiliam na redução do risco de doenças, tais como as cardiovasculares e o câncer.

Esses fitonutrientes recentemente descobertos no abacate são o beta sitosterol e a glutatoína. O beta sitosterol auxilia na redução dos níveis de colesterol enquanto que a glutatoína, age como um antioxidante. Os antioxidantes ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres, os quais têm sido apontados como um dos fatores responsáveis no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer.

O abacate, uma das melhores fontes de glutatoína, pode oferecer certa proteção contra o câncer oral, de garganta e outros tipos de câncer , segundo investigações recentes.

O fruto também regula os níveis de colesterol no sangue. Em diversas pesquisas constatou-se que o alimento contém gordura monoinsatura, o que pode aumentar as taxas de HDL (o colesterol bom) e diminuir o colesterol total, mas tem pouco efeito sobre o colesterol ruim, a fração LDL.

Recomendações de consumo do abacate

Muita gente que tinha receio de consumir abacate por causa do seu alto teor de gordura, agora já pode ficar tranqüila e tentar introduzi-lo com moderação em sua alimentação.

A fruta é muito recomendada para aqueles com necessidade de engordar, mas pode ser utilizada também mesmo por aqueles que estão fazendo regime de emagrecimento, desde que o consumo seja moderado. Muitos estudiosos tem recomendado o consumo de meio abacate pequeno, aproximadamente 3 colheres de sopa por no mínimo três a quatro vezes por semana.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*