Açúcar – dicionário da dieta

O açúcar do tipo refinado é o vilão da dieta, pois esse processo de refinamento faz com que ele perca todas as vitaminas. Ele cai rapidamente na corrente sanguínea e eleva o nível de glicose do sangue.

No entanto, duas outras opções de açúcar são um pouco mais saudáveis. "O açúcar mascavo é muito nutritivo, já que não passa por todas as etapas de refinamento e conserva parte do cálcio, ferro, das proteínas e vitaminas B1 e B2. Já o açúcar orgânico possui propriedades semelhantes às do mascavo porque ele não sofre refinamento, além disso, não são usados agrotóxicos no plantio da cana?" esclarece a nutricionista e especialista do Minha Vida, Daniela Hueb.

Pelo menos metade da energia necessária para um indivíduo tocar seu dia-a-dia pode ser encontrada na natureza, sob a forma de açúcares e amidos. O Brasil, por sua longa relação com a cana, transformou-se no maior produtor de açúcar de cana do mundo.

Devido a fartura de açucar, grande parte da população brasileira consome muito mais açúcar do que seria considerado saudável. Qualquer dieta que pretenda obter bons resultados deve passar necessariamente pelo controle da quantidade de açúcar consumido.

Açúcar, grande vilão da dieta


Fonte: Minhavida.com.br, 16/07/2010, adaptado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*