O que é Aerofagia
Deglutição ruidosa e salivação exagerada. Sensação dolorosa de intumescimento do estômago, aliviada pela devolução de gases pela boca. Uma parte do ar pode passar para o intestino grosso, provocando, então, a aerocolia.
Sinais e sintomas da Aerofagia
A aerofagia pode ter a aparência de uma crise de asma ou de uma falsa angina do peito, porque o coração e os pulmões se deslocam para cima de seu lugar normal.
Causas da Aerofagia
Em certos casos, a aerofagia é consequência de uma gastrite, de ulcera de estômago ou ainda de inflamação da vesícula biliar.
Tratamentos naturais da aerofagia
Acupuntura
Este tratamento deve ser indicado e feito por um especialista.
Balneoterapia
Lavar a parte superior do corpo com água fria de manhã e à noite.
Dieta
Comer devagar e com calma.
Beber pouco, suprimindo as bebidas gasosas artificiais.
Substituir o pão comum por pão torrado. Evitar farináceos, legumes secos, queijos fermentados. Suprimir os frios, os ensopados, o repolho, a couve-flore os feculentos.
Como bebida, aconselham-se 2 a 3 copos de suco de repolho entre as refeições ou 1 copo de suco de batata ao dia.
Ergoterapia
Em casa de crise aguda de aerofagia: deitar de bruços num divã ou na cama.
Em fase não aguda, fazer ginástica abdominal para fortificar a parede muscular. Não negligenciar a ginástica respiratória para fortalecer o diafragma. Depois das refeições, deitar-se do lado esquerdo para desbloquear a cárdia, abri-la, permitindo assim que o ar saia para cima (a cárdia é o orifício superior do estômago que o liga ao esôfago, perto do coração, daí seu nome).
Adotar também a posição chamada de “prece maometana” ou de “atirador agachado”: o busto descansando sobre a parte plana da cama, as nádegas para cima e as pernas em ângulo reto, de maneira a possibilitar a subida da bolsa de ar. Muito eficaz quando se esta só e não se teme o ridículo.
Fitoterapia
- Coriandro (sementes): infusão de 15 g por litro; tomar 2 xícaras ao dia;
- Funcho (sementes): infusão de 50 g por litro; deixar descansar 20 minutos; tomar 3 xícaras ao dia;
- Orégano (planta florida); Decocção de 30 g por litro; tomar 3 xícaras ao dia;
- Verônica (extremidades floridas): Infusão de 60 g por litro; deixar descansar 15 minutos; tornar 3 xícaras ao dia;
Homeopatia
- Carbo vegetabilis C4: Tomar 3 glóbulos a cada meia hora, em casa de crise;
- Moschus D3 (líquido): Tomar 15 a 20 gotas antes das refeiçoes, a título preventivo.
Massoterapia
É particularmente eficaz em casa de crise de aerofagia bloqueada. O tratamento deve ser feito a critério do especialista.
Psicoterapia
Aconselha-se sobretudo os exercícios de relaxamento, pois a aerofagia é um distúrbio típico de doença da civilização.
Vertebroterapia
Recomenda-se massagens na região dorso-lombar, de acordo com o método asiático Kuat-Son. Percutem-se certas zonas reflexas sobre as vértebras das costas e na altura dos rins, a fim de criar bons reflexos, e permitir que a digestão se faça com facilidade. O tratamento deve ser feito a critério do especialista.
Tratamentos diversos da Aerofagia
Para expelir o ar, mascar uma piteira sem cigarro, o que provoca movimentos benéficos do esôfago.
Aplicar cataplasmas de argila sobre a boca do estômago, 2 horas depois da refeição (retirar 1 hora antes da refeição seguinte).
Tomar também 1/2 colher de café de argila em 1/2 copo de água, meia hora antes da refeição.
Técnica especial para tratamento da aerofagia no lactante
A conformação geral da cabeça do lactente varia de indivíduo para indivíduo. Esse fator influi sobre a forma do palato, que provoca maior ou menor deglutição de ar: um bebé de cabeça alongada, estreita, terá uma abobada palatina mais ou menos côncava, podendo, às vezes, chegar à forma ogival, caso em que toda deglutição é acompanhada pela entrada de ar. Ora, é muitíssimo freqüente engolirmos até cem vezes por hora, mesmo durante o sono. Isto pode formar uma bolsa de ar no estômago do lactente, causando, então , muitos e dolorosos problemas digestivos e , às vezes, até vômitos.
Se não se pode modificar a abobada palatina, excessivamente côncava, é possível em qualquer caso, evitar que ela se aprofunde mais. A morfologia do palato é modelada pela sucção. Para formar adultos livres de aerofagia e bebés com boa digestão, há 2 soluções:
- a amamentação natural, que permite manter uma boa conformação das arcadas alveolares;
- o uso de bicos de mamadeiras anatômicos, que imitem as condições de sucção do seio materno.
Medicamentos para a aerofagia
Os tratamentos naturais podem ajudar a resolver a maior parte dos nossos problemas de saúde. Mas nem sempre é possível contar apenas com eles. Por isso indicamos alguns medicamentos não naturais que podem ser empregados. Mas lembre-se: sempre consulte um médico antes de utilizá-los.
Voltar ao índice de Sintomas, possíveis doenças e tratamentos sugeridos