Afinal isso é anabolizante ou suplemento

Muitas vezes, os suplementos são confundidos com esteróides anabolizantes, drogas ilegais conhecidas como “bombas” e cujo uso continuado causa disfunções sexuais e até câncer. Mas são produtos diferentes.

Malu Bastos, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, esclarece: suplementos alimentares são produtos elaborados com ingredientes alimentícios, podendo ser adicionados de um ou outro nutriente sintético idêntico ao presente nos alimentos, enquanto os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona e outras substâncias medicamentosas.

Malu Bastos lista os principais suplementos alimentares que podem ser encontrados atualmente no Brasil, e que podem beneficiar os esportistas:

  • Protéicos: formulados à base de proteína do soro do leite (Whey Protein), caseína e/ou clara de ovo em pó para preparo de shake, barras ou bebidas;
  • Repositores energéticos: produtos à base de diversos tipos de carboidratos como maltodextrina, dextrose, frutose, podendo ser adicionados de vitaminas e minerais;
  • Repositores hidroeletrolíticos: bebidas para hidratação com carboidrato, vitaminas e eletrólitos;
  • BCAAs: como popularmente são conhecidos os aminoácidos essenciais Isoleucina, Leucina e Valina;
  • Hipercalóricos: produtos completos destinados a auxiliar na oferta de caloria, energia e demais nutrientes;
  • Suplementos de vitaminas e minerais, isolados ou na forma de complexos vitamínicos.

 

Creatina, um suplemento porque elaborada com ingredientes alimentícios e não um anabolizante

 

Entre os produtos que não podem ser comercializados no Brasil estão os termogênicos e queimadores de gorduras, o ácido linoléico conjugado (CLA), os aceleradores do metabolismo e estimulantes do sistema nervoso central, os precursores do hGH e IGF1 e os anabolizantes pró-hormonais.

Importante: embora os suplementos alimentares sejam comercializados sem controle em lojas especializadas, é importante consultar um especialista antes de comprar. A sobrecarga de certos nutrientes pode provocar problemas renais e lesões no fígado.


Fonte: wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel, Nádia De Toni

One thought on “Afinal isso é anabolizante ou suplemento

  1. maltodextrin e bom para ganho de massa?
    faz algum mal para a saúde?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*