Alcoolismo, bebida, Edir Macedo e a Igreja Universal – pisada na bola

Eivada de críticas, algumas justas outras não, a Igreja Universal tinha um histórico de pregar contra a bebida alcóolica, o que dado os crescentes casos de alcoolismo no Brasil, não eram uma má coisa.

No entanto, em uma pregação no dia 30/01/2011 o Bispo e Chefe da Igreja Universal, Edir Macedo, fragilizou esse aspecto positivo da Igreja Universal ao afirmar que bebe cerveja e vinho.

Embora até justificável no contexto em que foi feita a afirmação, uma pregação cujo tema era fé e religiosidade e o bispo afirmou que a religião proíbe as pessoas de várias coisas mas a fé deixa-as livre, ele reconhecer que bebe não é uma contribuição a batalha contra o alcoolismo que nós no Brasil precisamos encarar.

Dentro da Igreja Universal a afirmação feita por Edir Macedo de que bebe causou polêmica: a Igreja Universal sempre se posicionou contra à ingestão de bebidas alcoólicas. A simples ingestão de cerveja com moderação já era visto como algo negativo e que poderia abrir caminho para coisas piores, o chamado “legalismo”. Em vários programas exibidos pela denominação o alcoolismo sempre foi visto com um grande problema e, segundo a própria IIgreja, ligado a demônio chamado “Zé Pilintra” que é constantemente expulso do corpo de fiéis que frequentam a famosa Sessão do Descarrego nos templos da denominação.

Embora a afirmação seja recente, a anos Edir Macedo já havia assumido a bebida como algo do dia a dia. Em sua biografia o Bispo afirma beber cálices de vinho algumas vezes ao dia.

Beber ou não beber é um direito de Edir Macedo mas é uma contribuição a menos na batalha das pessoas que lutam contra o alcoolismo.

Não estamos criticando sua religião nem a Igreja que fundou; somente estamos lamentando ele ter ido contra o posicionamento da Igreja Universal contra a bebida alcóolica.

Assista ao áudio da pregação de Edir Macedo – lembramos que não há imagens pois nos cultos da Igreja Universal não é possível utilizar câmeras de vídeo  sendo comum fiéis da igreja utilizarem gravadores para registrarem as pregações do Bispo Macedo e poderem ouvir novamente depois.

 

E o que você acha do Bispo Edir Macedo ter reconhecido que bebe? Será a Igreja Universal uma a menos na batalha contra o alcoolismo no Brasil?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*