Alcoolismo entre empresários vem crescendo e assustando

O alcoolismo é uma doença que não escolhe classe social, afeta a todas por igual e principalmente para as pessoas mais abastadas, com mais dinheiro para gastar com bebidas alcóolicas, está crescendo rapidamente.

No categoria de pessoas com mais dinheiro para gastar com bebidas e em que o alcoolismo vem crescendo rapidamente está a dos empresários. Até mesmo pela cultural empresarial dominante, eles podem se tornar vítimas do alcoolismo.

Muitos empresários consideram normais e, as vezes, até necessárias para o fechamento de negócios, reuniões ou comemorações regados a bebidas. É bastante comum tomar-se um “porre” quando do fechamentos de negócios de vultos com empresários orientais como os japoneses, por exemplo.

Outro aspecto da cultura empresarial que favorece o alcoolismo são as chamadas happy hours, onde se bebe (frequentemente muito…) para se relaxar após o expediente. Quanto mais estressante for a atividade profissional mais se bebe e mais se está próximo do alcoolismo. Não é a toa que existe uma grande quantidade de dependentes do álcool entre os profissionais do mercado financeiro.

O efeitos do alcoolismo são danosos para o empresário

Motivação é um fator chave para o sucesso de um empresário. Sem ela como superar o desafio que é levar um empreendimento a frente? O álcool, e o seu lado trágico, o alcoolismo, acabam com ela: os efeitos de uma ressaca são a sensação de moleza, cansaço, dificuldade para se concentrar, dor de cabeça,enjoo, etc. A performance do empresário vai caindo a medida que ela vai ficando mais e mais dependente do álcool e as “ressacas” mais frequentes.

Em casos mais avançados de alcoolismo o empresário pode perder completamente a vontade para encarar desafios ou dificuldades. Quando chega nesse ponto, um empresário já está com seu empreendimento em frangalhos, se é que ele ainda existe !

A dificuldade do empresário reconhecer que está se tornando um alcoólatra

Embora nós associamos os empresários a uma categoria mais bem informada e que deveria ter menos problemas com o álccol, o alcoolismo se aproveita de uma característica da personalidade de quase todos os empresário para se “infiltrar”: a auto-confiança ! Por isso cresce rapidamente entre eles.

Existem dois tipos de alcoólatras: os que bebem todos os dias e dependem disso para sua vida cotidiana; e os que bebem ocasionalmente, mas quando o fazem, sempre excedem os limites.

A maior parte dos empresários afetados pelo alcoolismo não está no grupo dos alcoólatras que bebem todos os dias. Eles, ao contrário, bebem ocasionalmente mais em grandes quantidades por que tem confiança que conseguem controlar o consumo do álcool. E acabam se tornando alcoólatras !

O alcoolismo leva os empresários a se acharem indestrutíveis. Nunca é bem assim…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*