Alcoolismo no Brasil vai virar CPI

O alcoolismo já é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a 8a. causa de morte no mundo,c om mais de 2,5 milhões de óbitos anuais. Quanto pior a situação da saúde pública do país maior o número de mortos devido ao alcoolismo.

No Brasil, em que em alguns aspectos e lugares, a saúde pública lembra a dos países mais atrasados do mundo, o alcoolismo tem preocupado os deputados federais. O Deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) conseguiu 194 assinaturas  para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a suposta falta de ação do poder público em relação ao consumo abusivo de álcool entre cidadãos brasileiros.

O poder público não está tratando a questão como política pública e está falhando tanto na fiscalização quanto no tratamento do consumo do álcool", afirma Vanderlei Macris.

De acordo com o parlamentar, além de estar bebendo mais, o brasileiro tem consumido bebida alcoólica cada vez mais cedo. Segundo ele, isso tem motivado o aumento dos casos de alcoolismo e da criminalidade no País.

Para ele, o Congresso precisa centralizar documentos e informações de todo o País sobre alcoolismo, além de chamar universidades, especialistas, governos e organizações não governamentais (ONGs) para criar um debate mais amplo. Um banco de dados também deve ser construído para, ao final, respaldar políticas públicas que contribuam para diminuir o problema.

Mas o Governo é contra a CPI do Alcoolismo…

Encarando a CPI apenas como uma forma da oposição enfraquecer o Governo, o Deputado Paulo Pimenta, do PT-RS, partido do Governo da Presidente Dilma acha a CPI do alcoolismo desnecessária.

Na avaliação do Deputado Paulo Pimenta o alcoolismo não precisa ser tratado por CPI: “a CPI é uma prerrogativa especial do Parlamento que garante poderes de investigação. O tema não tem características para uma CPI, pois o debate e a mobilização não requerem investigação.”

 

É uma pena que o Deputado Paulo Pimenta pense assim, pois quem já vou a destruição que o alcoolismo pode provocar em um ser humano sabe que o combate a ele deve estar nas principais prioridades de qualquer Governo que se queira chamar de sério…

O alcoolismo é uma doença que não conhece classes e cargos públicos…


Fonte: diariodecanoas.com.br, 14/02/2011, adaptado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*