Alimentos para diabéticos ? Que tal a creatina…

A creatina é mais conhecida e utilizada  como suplemento alimentar para praticantes de musculação e atletas de alto desempenho mais um novo uso para ela está despontando: a creatina pode ser um eficiente alimento para diabéticos melhorando o controle glicêmico das pessoas com diabetes tipo 2.

Pesquisas do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP revelam que a creatina ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue. A segurança do composto também foi comprovada, pois não foram observadas alterações ou sobrecarga das funções renal e hepática nos diabéticos participantes do estudo.

A diabetes do tipo 2 é caracterizada pela incapacidade das células absorverem glicose da corrente sanguínea, o que é explicado pela resistência do organismo à ação da insulina. As principais indicações médicas para o controle da doença são a prática de atividades físicas e o uso de hipoglicemiantes orais. “Ambos ajudam a jogar o açúcar para dentro da célula e a creatina pode ter um papel nessa função também”, declara Bruno Gualano, professor do Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano da EEFE e autor da pesquisa.

Os estudos constataram que a suplementação de creatina, juntamente com os exercícios físicos, é mais eficiente no tratamento da doença do que os exercícios praticados isoladamente e tão eficiente quanto à metformina — medicamento mais empregado no tratamento de diabetes do tipo 2. Além disso, Gualano ressalta que a eficácia da creatina foi observada em conjunto às atividades, ou seja, apenas a suplementação de creatina, sem treinamento físico, poderia não resultar em benefícios.




A creatina, aliada a prática de exercícios físicos, pode ser um aliado no controle do diabetes tipo 2

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*