Alimentos termogênicos – queimando gordura naturalmente

Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém até com eles devemos ter moderação na hora de consumir.

Apesar de acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível.

Para entender como os termogênicos ajudam a emagrece clique aqui

Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono. Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de algumas pessoas

Veja a lista dos principais alimentos termogênicos (fat burners)

Entre os principais alimentos termogêncios estão: gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e produtos derivados do chocolate amargo.

O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos.

Pimenta

A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

Chá verde

O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre

Assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Água gelada

Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.

Canela

A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?

 

Lembre-se que não existem mágicas quando falamos em emagrecimento: quem pensa que pode emagrecer apenas comendo alimentos termogênicos  pode esquecer pois, para que produzam o resultado esperado, eles precisam ser associados a uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas.

Os termogênicos aceleram o metabolismo e o processo de emagrecimento, mas sozinhos não tem nenhum efeito no organismo. Eles precisam estar associados a um estilo de vida saudável e uma rotina de treinamento. O efeito termogênico existe com ou sem exercícios, mas é claro que seguir um programa de treinamento deixa o efeito mais rápido e muito mais saudável.

E emagrecimento sem musculação faz o metabolismo ficar mais lento em longo prazo, além de causar flacidez.


Fonte: corpoemfoco.com.br, Bianca Trentine, 02-06/2010, adaptado

One thought on “Alimentos termogênicos – queimando gordura naturalmente

  1. Pingback: sempreomelhor.com treino,dieta e suplementos comentados

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*