Ambliopia, tratamento, causas e prevenção

Conhecida também por “olho vago” ou “olho preguiçoso” é um problema oftalmológico caracterizado por redução ou perda da visão num dos olhos sem que o olho afectado mostre qualquer anomalia estrutural.

Ocorre frequentemente durante o período de amadurecimento sistema nervoso central. Raramente afeta ambos os olhos. Acontece dentro dos seis primeiros anos de vida e pode ser revertida se tratada em tempo hábil.

Causas da ambliopia

As mais freqüentes são o estrabismo e os erros de refração (altos graus ou diferenças importantes de grau entre os olhos, como na miopia ou astigmatismo).

Tratamento da ambliopia

Os dois primeiros anos de vida são melhores para a correção do problema, pois é nessa fase que existe maior plasticidade sensorial nos olhos. As ambliopias não tratadas até 8 anos de idade são consideradas irreversíveis.

A oclusão do olho de melhor visão é a prática comum. O tempo de oclusão vai depender da gravidade do caso e da idade do paciente.

Como a experiência mostra que pessoas com pouca visão em um dos olhos têm maior chance de acidentar o olho de melhor visão, deve-se tentar melhorar a acuidade visual do olho com ambliopia sempre que possível.

A cirurgia de correção do estrabismo realizada na fase adulta tem mais função estética do que de melhora de visão.

Prevenção da ambliopia

A prevenção efetiva da ambliopia está no exame oftalmológico de todas as crianças antes dos dois anos de idade, pois os estrabismos ou as diferenças de grau podem passar despercebidos aos pais e ao pediatra.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*