Anabolizantes, veja alguns efeitos nocivos, sintomas, se são reversíveis e como ocorrem

Embora não exista nenhum estudo científico que indique uma maneira segura de tomar anabolisantes, como muitas pessoas mesmo sabendo que eles são perigosos irão tomá-los, vale a pena mostrar alguns efeitos nocivos que podem ocorrem com o uso deles.

A tabela abaixo mostra os efeitos (nocivos) mais comuns do uso de anabolzantes, quando o sintoma aparece a partir do início do uso, como ele ocorre e, principalmente, se ele é reversível ou não.

Preste muita atenção a possibilidade de problemas hepáticos (problemas nos rins) com o uso de anabolizantes. Você pode comprometer de tal forma seus rins que no futuro terá de submeter a hemodiálise quase todos os dias restantes de sua vida.

Esse sacrifício/ sofrimento vale a pena apenas para crescer mais rápido?

 

Efeito Aparecimento do sintoma Reversível ? Como ocorre
Inibição da produção de testosterona Imediato Reversível Nosso corpo mantém um fino equilíbrio na proporção de hormônios em ação. Quando a concentração de um deles passa do limite, sua produção pára. É isso que acontece com a testosterona quando o corpo percebe a presença dos anabolízantes.
Problemas hepáticos Imediato ou a longo prazo Talvez Uma dose muito alta de anabolizante pode causar uma intoxicação aguda do fígado. 0 cara morre na hora, de insuficiência hepátíca. 0 uso moderado, ao longo de anos, é como o alcoolismo: destrói lentamente o fígado, até virar uma cirrose. A chance de um câncer hepático também aumenta entre usuários de anabolizantes.
Colesterol alto 2 a 3 semanas Reversível Anabolizantes aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o bom (HDL). Quando o sujeito pára de usar a droga, os níveis voltam ao normal. Mas, enquanto eles estão ruins, as artérias acumulam placas que podem levar a um problema cardiovascular no futuro.
Ginecomastia 2 a 3 meses Irreversível 0 nome é estranho e a situação mais bizarra ainda: os peitos crescem como se fossem de mulher. Alguns anabolizantes são convertidos em progesterona, o hormônio feminino, quando estão em excesso e causam o fenômeno. Depois que ele cresce, só se resolve com cirurgia.
Acne 2 a 3 semanas Reversível Pode aparecerem maior ou menor intensidade de acordo com vários fatores genéticos e comportamentais individuais. Mas os anabolizantes estimulam a atividade das glândulas sebáceas, aumentando a chance de elas entupirem e causarem espinhas.
Agressividade Imediato Reversível É um efeito direto da ação androgênica dos anabolizantes. Muitos atletas canalizam essa agressividade para o treinamento, transformando-a em estímulo. O problema é que, ao parar de usá-la, perdem a motivação natural. Por isso esse é um dos mecanismos que levam dependência.
Calvície 2 a 3 meses Irreversível O uso regular de anabolizantes destrói o folículo piloso, que produz o fio de cabelo. Isso ocorre mais em pessoas que já têm uma predisposição genética para a calvície.
Problema de crescimento 2 a 3 meses Irreversível Adolescentes que não completaram a fase decrescimento e começam a tomar anabolizantes têm grandes chances de interromper o processo prematuramente. Algumas substâncias interrompem o prolongamento dos ossos, típico desse período.
Masculinização 2 a 3 meses Talvez Mulheres que tomam anabolízantes se masculinizam em vários aspectos. A voz engrossa, a quantidade de pêlos aumenta e o clitóris aumenta de tamanho -e não significa mais prazer. Esses três processos são irreversíveis.
Esterilidade 2 a 3 meses Reversível

A principal glândula produtora de testosterona no homem é o testículo. Sem ter de produzir testosterona, ele se atrofia. A longo prazo, ele fica tão pequeno que sua outra função também fica comprometida: produzir espermatozóides. A contagem deles cai drasticamente e o homem fica temporariamente estéril.

2 thoughts on “Anabolizantes, veja alguns efeitos nocivos, sintomas, se são reversíveis e como ocorrem

  1. Bom dia, eu tomei stano por 3 semanas, 3 comprimidos de 10mg por dia. Apos as 3semanas eu parei de usar e nao fiz a TPC. Os efeitos de libido sexual e dificuldade de ereção são perceptiveis. Gostaria de saber se esses efeitos passam naturalmente com o tempo, e quanto tempo mais ou menos? ou se deveria procurar ajuda médica?
    Eu parei de tomar o stano a 15 dias.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*