Anafilaxia (grave reação alérgica mais grave) – Primeiros Socorros

A reação alérgica mais grave se chama anafilaxia. Ela pode levar ao estado de choque e ser fatal. Embora não seja frequente, centenas de pessoas morrem todos os anos desta reação.

A reação anafilática ocorre rapidamente, talvez em segundos ou minutos. Quase todos os alérgenos podem causar a reação, inclusive veneno de insetos, pólen, látex, certos alimentos e medicamentos. Algumas pessoas têm reações anafiláticas por causa desconhecida.

Uma pessoa extremamente sensível poderá notar erupções ou inchação de olhos ou lábios ou dentro da garganta, o que causa dificuldade de respirar e estado de choque. Tontura, confusão mental, cólicas abdominais, enjôos ou vómitos também podem acompanhar uma reação grave.

Muitas pessoas que sabem de suas alergias específicas carregam consigo medicação como antídoto a uma reação alérgica. A droga mais comumente usada é a epinefrina. Os efeitos da medicação são apenas temporários e é preciso buscar atendimento médico imediato.

Anafilaxia, reação alérgica mais grave que pode causar a morte

Se você observar uma reação alérgica com sinais de anafilaxia, ligue para o número de emergência. Verifique se a pessoa está carregando medicação especial (para inalar, engolir ou injetar) que combatam os efeitos do ataque alérgico. A ressuscitação cardipulmonar deve ser feita como medida de sobrevivência da vítima se ela não estiver respirando ou se não houver pulso.

Republished by Blog Post Promoter