Anorexia – tendo a mesma sensação de quem sofre dessa doença

Muito se fala dos graves problemas que a anorexia pode trazer as pessoas que sofrem dessa doença. Muito se escreve sobre anorexia em livros, congressos, palestras e até mesmo na internet. Infelizmente algumas pessoas acham que a anorexia não é uma doença e sim uma “vaidade” de algumas mulheres (principalmente) que “insistem em se achar gordas quando não estão”.

Um grande equívoco dessas pessoas. Não há explicação para a anorexia, mas deve ser levada muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

 

No entanto e como é que é  se ver  com anorexia ? Como a pessoa tem noção do corpo quando tem anorexia ?

Uma empresa que vende produtos remédios contra a anorexia fez um comercial que nos permite ter essa mesma sensação. veja o vídeo abaixo

 

A noção do próprio corpo de quem tem anorexia

 

O que é a anorexia

A anorexia nervosa se manifesta especialmente nas mulheres, embora sua incidência esteja aumentando também nos homens. Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso.

O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.

O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.

Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo.

Não há explicação para o fenômeno, mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

One thought on “Anorexia – tendo a mesma sensação de quem sofre dessa doença

  1. bom essas pessoas que tem anorexia e bulimia precisam se tratar,pois como todo mundo já sabe,é uma grave doença

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*