Anorexia, um problema ainda mais sério em mulheres maduras

A anorexia atualmente não é só uma doença que atinge adolescentes. A enfermidade vem se propagando e atingindo mulheres maduras com mais de 35 anos de idade.

A anorexia nervosa pode ser diagnosticada quando as mulheres apresentam os seguintes sintomas: Imagem corporal distorcida, onde mesmo estando muito magras, elas se percebem como pessoas gordas, e os distúrbios físicos e psicológicos graves que sofrem as pessoas com a enfermidade.

Segundo psiquiatras especialistas no tratamento a doentes com problemas alimentares, nos últimos três anos, eles não consultam somente adolescentes entre treze e vinte e um anos de idade; das pacientes atendidas duas em cada dez são mulheres com mais de quarenta anos, sendo que as que tem mais de trinta, já constituem quase quarenta por cento do total dos atendimentos.

No Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) das mais de duzentos e oitenta pacientes internadas no ano passado, cerca de treze por cento, já tinham mais de 35 anos e devido aos distúrbios conseqüentes da anorexia pesavam em torno de vinte quilos.

Anorexia atingindo cada vez mais mulheres maduras

Alguns especialistas tentam explicar porque algumas mulheres optam por não comer quase nada durante o dia inteiro, apesar da idade mais avançada. Isso se deve ao fato delas continuarem sendo expostas à padrões de beleza que sugerem que a magreza é a perfeição. As propagandas feitas são voltadas para um tipo de moda que independe da faixa etária que a mulher esteja, onde as mais maduras às vezes, não cabem mais nas roupas que são exibidas como modernas.

Causas da anorexia em mulheres maduras

Segundo especialistas, o avanço da doença pode ser explicado pelo fato das mulheres maduras serem pressionadas de certa forma, por uma sociedade que cultua o mito da beleza e juventude, e ao se defrontarem com o espelho e perceberem que seu manequim aumentou de tamanho, que no trabalho as colegas são mais jovens,e como se não bastasse os desequilíbrios hormonais da menopausa comuns nessa fase, além de algum problema de saúde que ela tiver, e que seja necessário fazer uso de alguma medicação que possa causar aumento de peso, fazendo-a engordar.

No entanto, não é somente a insatisfação com o corpo que provoca a enfermidade em mulheres maduras, às vezes o divórcio, a falta dos filhos ou parar de trabalhar podem causar uma sensação de vazio e produzir a anorexia.


Fonte:saude.bicodocorvo.com.br, Salete Dias, 25/07/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*