Antioxidantes – Dicionário da Dieta

Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam  a ação dos radicais livres, substâncias formadas pelo nosso próprio organismo e altamente reativas.

Os radicais livres são responsáveis pela oxidação (ou degradação) das células do nosso corpo. "Esses radicais são úteis ao organismo, mas, em excesso, podem prejudicá-lo, através do depósito de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, do enrijecimento das células e da anulação de algumas enzimas", ensina a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde.

Obtemos os antioxidantes pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas , legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o nosso organismo.

 

Benefícios dos Antioxidantes

Nos últimos anos, foram investigado os efeitos dos antioxidantes em relação as enfermidades, principalmente nos países desenvolvidos do ocidente. As pesquisas tentam explicar os benefícios dos antioxidantes nas enfermidades cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer, na AIDS e em processos associados com o envelhecimento, como das cataratas , Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.

Alguns estudos epidemiológicos sugerem que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes diminui o risco de certas enfermidades, modifica o deterioramento normal do envelhecimento e está associada a ampliação do tempo de vida, porque os antioxidantes reduziriam ou impediriam a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.

Há campanha que defende e divulga o consumo de antioxidantes por meio dos alimentos que os contêm na forma natural, e considera inconveniente a ingestão de suplementos porque se desconhece, até o momento, as doses adequadas. Uma alimentação variada e equilibrada como a dieta mediterrânea deveria ser capaz de suprir as necessidades. Na falta de vegetais não abusar de suplementos ou alimentos enriquecidos.

Antioxidantes são encontrados na maioria em vegetais


Fonte: Minhavida.com.br, 16/07/2010, adaptado

One thought on “Antioxidantes – Dicionário da Dieta

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*