Atividade física durante a gravidez é ótimo para o bebê

Prática de atividade física com pouco impacto é recomendada também durante a gravidez, garantindo bem-estar para mãe e bebê.

Manter a prática de exercícios físicos é importante em todas as fases da vida, inclusive durante a gravidez. Nesta etapa o corpo da mulher sofre mudanças hormonais e em sua estrutura a atividade física pode gerar benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

Melhora do condicionamento físico, controle do ganho de peso da mulher, alívio de tensões e ansiedade e fortalecimento muscular são fatores que podem ajudar, e muito, no momento do parto.

Apesar dos benefícios proporcionados ao bem-estar da gestante, os exercícios devem ser feitos, apenas, com a recomendação de um obstetra. Esse profissional também pode orientar sobre as atividades mais indicadas, ou seja, aquelas que ofereçam pouco impacto e auxiliem na melhora da postura e dores lombares.

"O pilates é uma modalidade recomendada para mulheres a partir do terceiro mês de gestação por se tratar de uma atividade que trabalha a associação de movimentos e respiração. Os exercícios, feitos em aparelhos ou no solo, ajudam no fortalecimento de todos os grupos musculares e também na oxigenação do bebê", afirma a fisioterapeuta e instrutora de pilates da academia Corpore, Ariana Martiniano, 25.

Ela explica que o fortalecimento obtido com o pilates ocorre inclusive na região do assoalho pélvico, o que pode ajudar muito no conforto da mãe, não só durante a gravidez, mas também para facilitar o trabalho do parto e a posterior recuperação da mulher após o nascimento do bebê.


Fonte: jornalacidade.com.br, Maria Fernanda Rodrigues, 24/05/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*