Atividade Física reduz o apetite e o excesso de peso

Uma pesquisa publicada em setembro pela Sociedade Americana de Fisiologia revelou que o esforço físico reduz a vontade biológica de comer demais e ajuda o metabolismo a "esquecer" a fome. Segundo os cientistas, fazer atividades regularmente pode reduzir aquele desejo insaciável e incontrolável de comer que geralmente se sente quando se está de dieta. "Isso pode nos ajudar a manter o regime por mais tempo, o que é uma grande vantagem para quem quer manter o peso que perdeu", comentou Paul MacLean, da Universidade de Colorado.

 

Mas quanto é preciso suar a camisa para perceber algum efeito? De acordo com os especialistas norte-americanos, para cada um a regra é diferente. Todos estão sujeitos a um ambiente e a formas de comportamento distintas, e os fatores genéticos também têm um impacto no controle do peso. "Geralmente, quanto mais atividades fazemos, melhor. As pessoas deveriam trabalhar com um instrutor físico para organizar um programa de exercício viável ao seu estilo de vida e a sua saúde. Não ajuda muito quando traçamos objetivos inatingíveis", alerta MacLean.

O exercício também pode afetar diretamente os hormônios do apetite. “Nós descobrimos que a corrida pode suprimir a grelina, hormônio que estimula o apetite, e aumentar o peptídeo YY, que diminui a sensação de fome, durante ou por um curto período depois da atividade. É por isso que as pessoas não costumam comer muito depois do exercício”, afirma David Stensel, diretor dos estudos de pós-graduação da Escola de Ciência do Esporte, Exercício e Saúde da Universidade de Loughborough, na Inglaterra.

Para aproveitar os benefícios da atividade física, nada melhor do que um treinamento aeróbico. Caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, por exemplo, ajudam a gastar calorias e a perder peso. "É o mais recomendado para quem quer emagrecer, porque é o que mais gasta energia a longo prazo. O treino de força e de peso ajudam no ganho de massa muscular e, para os adultos mais velhos, podem ajudar a melhorar a resistência durante a caminhada ou corrida, e a forma física em geral", diz Stensel.

Quem faz alguma atividade física depois de perder peso também consegue inibir a volta da gordura visceral, que se acumula na cavidade do abdômen e aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2, foi o que descobriram os cientistas da Universidade do Alabama, em Birmingham. "O gasto de energia e o ganho de músculos ajudam a prevenir o aumento de peso e a mudança no ambiente hormonal parece encaminhar a gordura longe da parte visceral", explica Gary R. Hunter, um dos autores da pesquisa. Para ter efeito no armazenamento da gordura, é preciso fazer, no mínimo, 40 minutos de atividade aeróbica, pelo menos duas vezes por semana.

Tira-dúvidas sobre exercícios físicos

Qual a melhor forma de começar um exercício físico quando se é sedentário?

Antes de mais nada, a pessoa tem que sentir a necessidade de praticar algum tipo de atividade física. Essa necessidade pode vir de diversas maneiras, seja para uma melhoria estética, de saúde ou de qualidade de vida. Quando ela coloca na cabeça que quer levar uma vida melhor e ser mais saudável, atinge os seus objetivos de uma forma mais rápida e satisfatória. É importantíssimo também fazer um check-up geral antes de iniciar qualquer programa de atividade física.
Com que frequência é preciso fazer exercícios para se obter resultados satisfatórios e perder peso?
A qualidade na execução da atividade física é muito mais importante que a quantidade. Sendo assim, o processo de se exercitar de uma forma correta deve acontecer de forma gradativa e respeitando os limites do próprio corpo. O que rege o sucesso de qualquer atividade física é um tripé formado pela prática regular de exercícios físicos, boa alimentação e descanso. Quando um desses falha, o resultado pode não ser satisfatório. Acredito que três vezes por semana, com um intervalo de um dia para descanso entre as sessões de treino, é a forma ideal para se obter resultados a médio a longo prazo, sem correr o risco de se lesionar e, consequentemente, jogar tudo por água abaixo.

Como tornar a atividade física um hábito prazeroso?

Qualquer ser humano faz algo com excelência quando tem prazer. Existem algumas artimanhas para fazer com que a prática de exercícios físicos fique menos monótona. Treinar com amigos ou familiares, em um ambiente agradável e com uma boa música no mp3 player são fatores primordiais para deixar a malhação mais prazerosa. Entretanto, com o passar do tempo, o que mais faz com que as pessoas se dediquem é a obtenção de resultados satisfatórios


Fonte: Correio Braziliense, Tatiana Sabadini, 31/12/2009 (adaptado)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*