Barriga de chopp pode ter relação com Mal de Alzheimer, diz estudo

Pessoas que acumulam gordura na região do abdômen tendem a desenvolver doenças mentais, sugere um novo estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

A pesquisa americana analisou cerca de 700 adultos e mostrou que a obesidade está associada ao menor volume do cérebro, um fator importante para o desenvolvimento de demências e do mal de Alzheimer.

Segundo o periódico Annals of Neurology, onde a pesquisa foi publicada, pessoas com níveis elevados de tecido visceral – gordura que se acumula ao redor dos órgãos – são mais propensas a serem diagnosticadas com doenças como o Alzheimer. 

Experiência – A análise americana foi realizada em voluntários com, aproximadamente, 60 anos, dos quais 70% eram mulheres.

Os especialistas mediram o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e realizaram exames de ressonância magnética nos voluntários. O objetivo dos médicos era medir a quantidade de gordura abdominal presente no organismo das pessoas envolvidas no estudo.

Barriga de chopp está associada a doenças como o mal de Alzheimer

As conclusões da pesquisa mostraram que quanto maior o IMC (índice de massa corporal), menor o volume cerebral. Para os cientistas, esse fator é o principal responsável pela conexão próxima entre a gordura abdominal e os riscos de demência.


Fonte: veja.abril.com.br, 20/05/2010

2 thoughts on “Barriga de chopp pode ter relação com Mal de Alzheimer, diz estudo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*