Botox, contra rugas e pés-de-galinha

O Botox foi introduzido no fim dos anos oitentas por oftalmologistas em razão do tratamento contra estrabismo. Foi aprovado pelo FDA (Food and Drugs Administration) para seu uso estético em 2002, ajudando milhares de pacientes a se livrar de linhas de expressão faciais e rugas.

Hoje em dia O Botox trata sudorese excessiva nas axilas tratamento anti-ruga para pé-de-galinha, linhas de preocupação e eliminação dos sulcos da testa. Ele tem sido estudado para tratar uma lista de outras condições, desde osteoartrite do joelho e quadril e disfunção temporomandibular e dor orofacial a enxaqueca e hiperplasia benigna da próstata (HBP).

Como o Botox age?

O Botox combate as rugas que são criadas quando os nervos das células dos músculos liberam uma propriedade química chamada acetilcolina causando contração muscular que dá origem às rugas. O Botox, cientificamente chamado de Toxina Botulínica Tipo A, paralisa o músculo essencialmente e para a contração. Os resultados são totalmente evidentes dentro de uma semana após o tratamento e permanece por pelo menos três meses.

O Botox chega a reduzir 80% das rugas. Os pacientes se encontram na faixa de 35 a 60 anos. Os resultados variam entre os casos individuais e são temporários. Você terá de agendar injeções adicionais, dependendo do seu objetivo de tratamento em longo prazo.

A aplicação do Botox

A injeção de Botox é realizada em consultório médico, geralmente sem anestesia. Contudo, pode-se passar um creme anestésico na área do tratamento. Os pacientes podem sentir um desconforto mínimo por conta da agulha de injeção. Dependendo da extensão do tratamento, o procedimento pode levar poucos minutos, até 20 minutos. Geralmente, vão para casa logo que é terminada a aplicação.

A escolha dos pontos certos onde o Botox é aplicado é crucial para o sucesso do procedimento. Os pontos da injeção são previamente marcados com uma caneta própria. O médico seleciona os pontos da injeção para cada local a ser tratado. Estes pontos não são necessariamente nas rugas, mas nas áreas onde o músculo se contrai. Um antisséptico também é aplicado.

O médico determinará a quantidade de Botox a ser utilizado no procedimento. O preenchimento de Botox é então injetado por baixo da pele nos pontos marcados. As toxinas do Botox passam pelos terminais de nervo dos músculos, o qual inibe a liberação da acetilcolina. Dessa forma, irá paralisar as contrações musculares que enrugam a pele. Os resultados são geralmente evidentes dentro de uma semana e duram por três a cinco meses.

Efeitos Colaterais e Recuperação do Botox

O efeito colateral mais comum do Botox inclui dor de cabeça, náusea, sintomas gripais e dor e vermelhidão nos pontos de injeção. Raramente, os pacientes podem sentir fraqueza muscular ou queda do músculo da pálpebra superior. Este efeito colateral costuma sumir por si só em alguns dias, ou em casos raros, meses após o procedimento. Você poderá retomar às atividades normais imediatamente, mas seu médico lhe aconselhará a evitar exposição ao sol. Informe seu médico imediatamente qualquer persistente dor ou sintoma progressivo ou anormal.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*