Cabelos, a importância da queratina

Os tratamentos mais procurados nos salões ultimamente são os com queratina para cabelo. E para saber por que estes tratamentos fazem tanto sucesso, basta saber quais os benefícios que oferecem.

A queratina é uma proteína que tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente, com mais elasticidade, estabilidade e impermeabilidade. Além disso, aplicar queratina fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.

Os fios sofrem diariamente com agressões externas como a ação do sol, sal, vento e cloro. Os procedimentos químicos como relaxamento, tintura e permanente também são agressores dos fios, pois abrem a cutícula do cabelo – parte externa do fio, em forma de escamas – e facilitam a saída de água, proteínas e vitaminas. Isso faz com que a estrutura interna do fio seja atingida e a queratina natural seja perdida. O resultado é um cabelo sem força, quebradiço, opaco e com pouca elasticidade.

Para recuperar essa fibra capilar danificada, os salões disponibilizam diversas técnicas e fórmulas de reconstrução. Os tratamentos recebem diferentes nomes, como cauterização capilar, nuvem de queratina, nanoqueratinização, requeratinização, mas o princípio é sempre o mesmo: a queratina para cabelo é aplicada em doses elevadas nos fios para devolver as características naturais do cabelo.

Queratina, uma proteína muito importante para os cabelos Basicamente, os tratamentos com queratina para cabelo feitos no salão começam com a aplicação de um xampu de limpeza profunda, que remove resíduos e impurezas dos fios. Em seguida, a queratina é aplicada em todo o cabelo, mecha por mecha. Depois as cutículas são seladas com a chapinha.

Cada cabelo pede um tipo de hidratação diferente, dependendo do grau de ressecamento ou estrutura. Nas prateleiras, também não faltam marcas que disponibilizam produtos com queratina para cabelo. São xampus, condicionadores, máscaras hidratantes, cremes sem enxágüe e finalizadores que podem ser facilmente aplicados em casa.


Fonte: dicasdemulher.com.br, Deborah Brusko, 13/06/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*