Calorias – Dicionário da Dieta

Caloria é uma forma de medida que representa a energia dos nutrientes contidos nos alimentos.

A vida do ser humano depende de uma fonte de energia: as calorias contidas nos alimentos. Quando são ingeridas pelo organismo, elas sofrem combustão no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência. No processo de combustão das calorias para obtermos energia para nosso organismo ocorre a formação de radicais livres, que podem ser bloqueados pelos alimentos antioxidantes.

As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.

Usando termos mais específicos, uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau Celsius. É por este motivo que, em nutrição, ela é chamada de quilocaloria. Isso também explica a abreviação Kcal, sempre vista nos rótulos dos alimentos e nas receitas", esclarece Roberta Stella.

As calorias contidas em 217 Big Mac poderiam mover um carro por 141 km


Fonte: Minhavida.com.br, 16/07/2010, adaptado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*