Câncer: uma vida mais saudável pode previnir 19% dos casos diz O INCA

Uma vida mais saudável pode prevenir até 19% dos casos de câncer no país. O dado consta no relatório “Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física” divulgado pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer.

De acordo com o levantamento, que faz projeções específicas para o Brasil, a união de alimentação saudável, controle de peso e prática de atividade física é capaz de evitar 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago; 52% dos casos que atingem o endométrio; 41% dos cânceres de estômago; 34% de pâncreas e 37% dos casos de câncer colorretal.

O Inca estima o surgimento de 375.420 casos novos de todos os tipos de câncer em 2010.

Ainda de acordo com o relatório, até mesmo apenas o controle do peso, mesmo sem a prática de exercícios físicos constantes, também seria eficaz na redução da incidência do câncer, podendo evitar 13% dos casos.

Algumas medidas simples podem atenção fazer toda a diferença na saúde, pois apenas cerca de 10% dos cânceres são determinados por fatores hereditários. Os outros 90% dos casos são decorrentes de um padrão de vida nada saudável.

De acordo com o Inca, o SUS (Sistema Único de Saúde) registra cerca de 546 mil internações por câncer anualmente e estima-se que são 259 mil internações na saúde suplementar. Cada internação no SUS custa, em média, R$ 1.446,34 para os cofres públicos.

Através da incorporação da alimentação saudável, atividade física e peso adequado, o Inca estima que haveria uma economia de R$ 84 milhões, em 2010, nos gastos com tumores de boca, faringe e laringe, esôfago, pulmão, estômago, colorretal e mama.

Os dados do estudo devem servir de base para a elaboração de políticas de saúde pública, principalmente nas escolas. Por exemplo, devem recomendar que as escolas proíbam a venda de alimentos industrializados nas cantinas e restrinjam as máquinas de venda de comida e bebida prontas

Fonte: INCA

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*