Carboidrato a noite engorda ou é mito?

Quando ratoo assunto é emagrecer freqüentemente há quem recomende dietas isentas de carboidratos para emagrecimento.  Esse é um dos maiores equívocosque podem ser cometidos por quem pretende emagrecer e é fruto do desconhecimento do que é carboidrato e a sua função para o organismo.

Por carboidrato você entende que estamos falando de pães, massas e biscoitos, certo?

 Pois o primeiro conceito equivocado a derrubar é este: farináceos contém carboidratos, mas os carboidratos também estão presentes em uma grande variedade de alimentos, principalmente nos alimentos de origem vegetal, como frutas e verduras.

Tipos de carboidrato:

Simples: são moléculas simples e, por isso, são absorvidas mais rapidamente pelo organismo. Estão presente em doces, nas frutas, hortaliças e leite.

Carboidratos complexos: são moléculas mais complexas devido à presença de amidos e fibras. Estão presentes na batata, no arroz, no pão, entre outros.

Importância dos carboidratos:

Fonte de energia: o carboidrato é armazenado nos músculos e no fígado como glicogênio. Quando o organismo precisa de energia é o glicogênio que é utilizado para a realização das atividades rotineiras como caminhar, para a manutenção das funções vitais como os batimentos cardíacos e, principalmente, para que o exercício físico possa ser realizado. Quando a ingestão de carboidrato é inadequada, ocorre a fadiga.

Redução de gordura: sem carboidrato na quantidade adequada, o organismo deixa de queimar a gordura e passa a estocá-la para utilizar como alternativa de fonte de energia caso essa situação se estenda por mais tempo.

Manutenção da massa muscular:se não ocorre a ingestão adequada de carboidratos, não há queima de gordura. Como alternativa, o corpo utiliza a proteína do músculo como fonte de energia, ou seja, além de não queimar gordura, você ainda perde massa muscular.

Intestino: o carboidrato complexo é eliminado com as fezes, o que aumenta o volume do bolo fecal facilitando o trânsito intestinal.

Fome: Sabe aquela vontade de atacar a geladeira no meio da noite? Esta é a maneira que seu organismo indica que está faltando energia.

Comer carboidrato à noite, engorda?

É um outro conceito equivocado que as pessoas tem. Engorda tanto quanto comer de dia. O que importa é a quantidade ingerida. Entretanto como, ao dormir, o gasto calórico do organismo é menor, a dica é diminuir o consumo de todos os grupos de alimentos, inclusive de carboidratos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*