Carcinoma de prostata: resultados falsos em 12,5% dos casos

Receber a notícia que você pode estar com câncer de próstata é sempre um choque. E pior, ao fazer o exame para identificar o câncer de próstata, o resultado dá como positivo. Sim mas é tudo mentira…

Um em oito homens submetidos a testes para câncer da próstata apresentam resultados positivos quando na verdade não estão sofrendo da doença, segundo um estudo europeu publicado na revista científica britânica British Journal of Cancer.

O falso positivo para câncer de próstata é um problema sério pois leva a procedimentos invasivos, como biópsias, e também, possivelmente, a tratamentos desnecessários.

Em março de 2009, resultados iniciais do European Randomised Study of Screening for Prostate Cancer – um estudo sobre programas para detecção do câncer da próstata que está sendo realizado em sete países europeus – mostraram que o número de mortes provocadas pela doença poderia ser reduzido em 20%.  Porém, resultados mais recentes lançaram dúvidas sobre os benefícios dos testes a longo prazo, indicando que alguns homens podem acabar  recebendo tratamento para um câncer que se desenvolve tão lentamente que jamais causaria problemas durante a vida do paciente.

Os homens que tiveram testes positivos e depois descobriram que não tinham câncer se mostraram duas vezes mais inclinados a não aceitar testes futuros, mesmo correndo riscos de desenvolver a doença mais tarde.

Na dúvida se você tem um câncer de próstata não deixe de fazer os exames apontados pelo seu médico. Mas não se desespere se o resultado apontar um câncer de próstata: pode se tratar de falso positivo…

Carcinoma de próstata –c erca de 12,5% dos exames dão falsos positivos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*