Carne de porco, uma ótima opção para uma dieta saudável, acredite !

A carne de porco já foi associada a uma grande vilã da dieta. Hoje não mais ! Com o avanço de novas tecnologias e métodos de criação houve uma grande evolução na qualidade nutritiva da carne de porco. Além de magra, a carne de suína pode trazer muitos benefícios à saúde, pois é rica em proteína, vitaminas e minerais, como ferro, potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo B, devendo estar presente em qualquer dieta balanceada.

Carne de porco contra a pressão alta

Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio. Pessoas com hipertensão devem diminuir o consumo de sal (cloreto de sódio) para abaixar os níveis de sódio do organismo. Por isso, a carne suína é a mais indicada para alta pressão sanguínea, já que o potássio ajuda a regular os níveis de sódio que aumentam a retenção de líquidos no corpo.

Lombinho de proco, o melhor exemplo de como a carne de porco é uma delícia e muito saudável a saúde devido a pouca gordura saturadaAlém disso, a carne suína possui mais gorduras "desejáveis", chamadas de insaturadas (65%), do que gorduras "indesejáveis", conhecidas como saturadas (35%). Também é rica em ácido linoléico, que neutraliza os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada. O nível de colesterol contido na carne suína moderno é semelhante à de outras carnes e está perfeitamente adequada às exigências do consumidor moderno.

De acordo com o geneticista André Costa, as empresas têm desenvolvido pesquisas e trabalhos focados na melhoria do processo produtivo para tornar o produto final mais saudável.

— Os animais são criados confinados, sem contato com outras espécies, respeitando a necessidade do espaço necessário para expressar o seu potencial de crescimento e com controles muito rígidos em termos de higiene e nutrição para que a indústria possa garantir a qualidade da carne fornecida ao consumidor. Além disso, padrões rígidos de condução e transporte da granja ao abate permitem que características como maciez e suculência da carne sejam preservadas — afirma Costa.

O especialista explica que, atualmente, o suíno possui 75% menos gordura em relação há 60 anos. Esta carne, hoje, contém 16% menos gordura e 27% menos de gordura saturada quando comparada com a de 20 anos atrás. Muitos cortes são agora tão magros quanto à carne de frango, como é o caso do lombo, classificado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) como extra magra, com menos de cinco gramas de gordura, dois gramas de gordura saturada e 95 gramas de colesterol.


Fonte: clicrbs.com.br, 15/09/2010

One thought on “Carne de porco, uma ótima opção para uma dieta saudável, acredite !

  1. Olá, bom dia ou boa noite não sei que hora vcs vão ler esse comentário,mas em fim vamos ao que interessa.. Os nutricionista ou todos aqueles que trabalham com alimentos defendem a carne de porco como se fosse a melhor carne para ser consumida ignorando os seus resultados maléficos por exemplo.
    Porque dentre outras doenças que ela pode transmitir… Há o risco da cisticercose

    A cisticercose suína é uma doença parasitária originada a partir da ingestão de ovos de Tênia solium, cujas formas adultas têm o homem como hospedeiro final; normalmente, os suínos apresentam apenas a forma larval (Cysticercus cellulosae). O quadro clínico da teníase no homem pode acarretar dor abdominal, anorexia e outras manifestações gastrointestinais, sem provocar conseqüências mais sérias.

    A teníase, no entanto, pode conduzir à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação mais grave, podendo levar o indivíduo à morte.

    A infecção pode permanecer assintomática durante muitos anos e nunca vir a se manifestar. Nas formas cerebrais a sintomatologia pode iniciar-se por crises convulsivas, o quadro clínico tende a agravar-se à medida que aumente a hipertensão intercraniana, ou na dependência das estruturas acometidas, evoluindo para meningoencefalite e distúrbios de comportamento.

    AGENTE CAUSADOR

    Tênia solium, o verme do porco causa infecção intestinal com a forma adulta e somática com a larva (cisticercos). O homem adquire teníase quando ingere carne suína, crua ou parcialmente cozida, contendo cisticercos. Os suínos, por outro lado, adquirem cisticercose quando ingerem ovos de T. solium, presentes no ambiente contaminado por matéria fecal de seres humanos contaminados. Do mesmo modo que o suíno, o homem pode adquirir cisticercose a partir da ingestão de ovos de T. solium, presentes em alimentos contaminados com matéria fecal de origem humana, sobretudo verduras cruas, ou por auto-infecção, através das mãos e roupas contaminadas com as próprias fezes.

    TRANSMISSÃO

    1).Transferência direta dos ovos da T. solium das fezes de um indivíduo com teníase para a sua própria boca ou a de outras pessoas; 2. Por movimentos retro peristálticos do intestino, onde os pro glotes de uma tênia poderiam alcançar o est6omago para em seguida retornar ao intestino delgado liberando as oncosferas (auto infecção); ou, três. Indiretamente, através da ingestão de alimentos (geralmente verduras) ou água contaminada com os ovos de Tênia solium.
    E isso sem contar que para nos que dizemos ser cristãos devíamos tomar um pouco de vergonha na cara e não incentivar ninguém comer carne de porco porque isso é bíblico veja a seguir o que a bíblia diz .Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, os que comem da carne de porco, e da abominação, e do rato, esses todos serão consumidos, diz o Senhor.
    Isaías 66:17 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será. Não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.
    Deuteronômio 14:8

    Isso serva para todos inclusive os que dizem ser cristãos….
    O meu email é esse valdecirdeandrade@hotmail.com

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*