Chá verde, rico em flavonóides polifenol (anti-oxidante)

O chá recupera as células envelhecidas da pele, previne várias doenças cardíacas e auxilia inclusive no combate ao câncer. Para alguns estudiosos, o chá, rico em antioxidantes, possui poder de hidratação superior ao da água. Além disso, muitas vezes abordamos em nossa seção sobre plantas medicinais, os inúmeros benefícios dos chás medicinais, que tem o poder de curar várias doenças e enfermidades, além do famoso e consagrado chá verde, que possui o grande poder de emagrecimento.

Beber três ou mais xícaras de chá ao dia pode ser mais benéfico para a saúde que tomar água, segundo um estudo do King’s College, de Londres, publicada na revista Medical News Today.

Até então, existia um mito sobre o chá que assegurava que este tinha efeito de desidratação. O estudo demonstrou que o chá não é somente um hidratante, mas que ainda previne enfermidades e doenças do coração, e que inclusive, auxilia na prevenção e tratamento do câncer, uma vez que possui boas quantidades de flavonóides e polifenol (rico em antioxidantes).

Outro fator a se considerar é que a cor do chá não influencia nas suas propriedades medicinais. Como exemplo, temos o chá verde, extraído da planta Camellia Sinensis, que cresce em condições ideais em selvas localizadas em ponto altos, sob intensa chuva e terra fértil. Ou seja, o chá verde dessa planta, dependendo da forma de preparo, também pode ser um chá negro e até mesmo um chá branco.

Porem, o mesmo chá verde ainda possui outros enormes benefícios, uma vez que possui grandes quantidade de polifenol, que contribui para eliminar os radicais livres do corpo, essas que podem provocar câncer no corpo. O chá verde possui o poder de eliminar as células cancerígenas. Além do mais, o polifenol reativa as células da pele que estão morrendo, isso porque as células que chegam a superfície da pele começam a trabalhar com um metabolismo mais lento e se preparam para morre, em um processo que dura cerca de um mês, até que sejam substituídas por outras células. Porém, quando o polifenol atua sobre tais células epidérmicas, as mesmas se reativam, fabricando adenina e produzindo maior energia.

No Brasil, o chá perde muito espaço para o café, que diga-se de passagens também possui excelentes propriedades medicinais. Para tanto, o estudo aconselha substituir cerca de 6 a 8 copos de água diários pela mesma quantidade de chá, que hidrataram o corpo e ao mesmo tempo a pele, que terá um aspecto mais jovem e mais saudável. Veja abaixo algumas sugestões para comprar, guardar e consumir chás:

  • Para conservar todas as suas propriedades, guarda o chá em um lugar fechado, escuro, fresco, seco e arejado;
  • O ponto ótimo da água para preparar o chá, quente ou gelado, é quando a agua começa a ferver;
  • Quando for beber um chá quente, deixe o saquinho de chá dentro da água por um período de 3 a 5 minutos;
  • Quando for beber o chá gelado, deixe o saquinho dentro da água por um período de pelo menos 5 minutos.


Fonte: www.medicinaisplantas.com

2 thoughts on “Chá verde, rico em flavonóides polifenol (anti-oxidante)

  1. Italo, já colocamos o link para o artigo original. Parabéns pelo conteúdo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*