CLA – ácido lenoleico conjugado – faz perder peso mesmo

O CLA – ácido linoleico conjugado  – é um suplemento que sempre foi atribuída a propriedade de ajudar na perda de peso. Mas o problema, como em boa parte dos suplementos, é que havia muita controvérsia sobre a real eficácia do CLA na perda de peso, além do suposto caráter científico dos testes realizados. Agora não mais…

Dois pesquisadores portugueses , Ana Nunes e António Lacerda, fizeram um estudo científico e constataram que o CLA realmente é eficaz na perda de peso. O estudo foi feito com três grupos, que totalizaram 69 participantes, durante 12 semanas três meses.

Ao primeiro grupo, de 21 pessoas, foram dados 3,2 gramas de CLA por dia em conjugação com exercício físico três vezes por semana, com um personal trainer. O segundo grupo, de 25 pessoas, só tomou o CLA, sem qualquer atividade extra. E o terceiro grupo, de 23 pessoas, tomou cápsulas de azeite julgando tratar-se de CLA – um grupo de controle, para perceber se haveria efeito placebo (quando a pessoa acredita tanto no remédio que isso gera efeitos físicos reais). Todos os participantes receberam as mesmas indicações nutricionais.

Apesar do primeiro grupo além de tomar CLA também praticar exercícios físicos, foram os membros do segundo, que só tomaram CLA, que emagreceram mais rápido. Na média perderam seis quilos sem dieta ou exercícios.

A comprovação que o CLA faz perder peso mesmo sem dieta ou exercícios pode ajudar muito as pessoas que precisam perder peso mas não tem tempo ou não podem praticar exercícios ou cumprir uma dieta rigorosa.

Por que o CLA faz perder peso

O CLA aumenta a taxa de metabolismo, logo o corpo queima mais energia e gordura. O CLA parece inibir a gordura localizada. Há também indícios de que a substância funciona como supressor do apetite, mas este efeito é difícil de estudar, já que envolve testes mais complexos (a inibição foi comprovada em ratos de laboratório).

 

Onde o CLA é encontrado

O CLA pode ser encontrado em alimentos como carnes, queijos e outros derivados do leite. Entretanto, na prática não se consegue obter todo CLA da qual o corpo demanda só  com a alimentação normal do dia-a-dia.

Uma pessoa teria que consumir pelo menos 500g de gordura, na sua maioria saturada, todos os dias para obter uma quantidade significativa de CLA, que é de aproximadamente 3g por dia. Isso daria mais de 4500 calorias por dia só desses alimentos ricos em CLA. E nem o próprio CLA daria jeito em todo esse excesso de calorias.

Portanto para as pessoas que estão interessadas em aumentar sua taxa de metabolismo e perder peso, é necessário fazer suplementação com o CLA.

 

Quanto custa o CLA

Você vai encontrar o CLA a venda por preços que variam de R$ 75,00 a R$ 100,00.

Segue alguns produtos contendo CLA, da Corpo Perfeito, loja online que indicamos:

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*