Clínica de recuperação cura o alcoolismo ?

O alcoolismo está se tornando uma verdadeira praga no nosso mundo moderno. Tamanha pressão que nossos atuais modos de vida nos impões levam a quadros de stress onde o álcool acaba servindo de fuga para muitas pessoas. No entanto, fugir do stress ao invés de enfrentar as situações que levam a ele podem tornar a pessoa dependente do álcool e aí temos o alcoolismo.

A dependência do álcool está se tornando tão comum que surgem a toda hora clínica, terapias e métodos para cura do alcoolismo. As promessas são inúmeras. Mas, a luz da ciência atual dá para curar o alcoolismo?

O alcoolismo costuma ser uma doença crônica e, tal como as demais doenças desse tipo, não tem cura mas pode ser controlado evitando-se o consumo de bebidas alcóolicas.

Na prática, isso significa que mesmo que um dependente de álcool se afaste da bebida por muito e muitos anos e sua saúde tenha se recuperado, ele está suscetível a recaídas. Alguma situação que gere stress, por exemplo, pode ser a responsável pela recaída.

Como uma doença crônica e suscetível a recaídas, o tratamento do alcoolismo não pode se basear na ideia de reduzir a quantidade de bebida; na verdade, deve-se parar completamente com a bebida. Para isso, quase sempre, como acontece com o tratamento do demais tipos de drogas, o alcóolatra precisa mudar seu modo de vida para evitar situações que levem ao impulso pelo uso do álcool.

Nunca se deve subestimar a pressão que o estilo de vida exerce sobre o alcóolatra:  a maior parte deles enquanto internados em clínicas de dependentes ou hospitais acha relativamente fácil manter a abstinência do álcool. No entanto, ao sair desses ambientes onde se sentem menos pressionados, normalmente não conseguem manter a abstinência.

A recaída é apenas uma batalha na guerra contra o alcoolismo. Se ela ocorrer, é importante tentar novamente parar de beber, se evitar situações que levam ao impulso de consumir álcool.

 

Embora o alcoolismo não tenha cura, há vários tratamentos para essa doença crônica

A escolha do tratamento mais indicado deve ser feito por um médico especializado e vai depender da gravidade do problema. Entre as opções para tratamento do alcoolismo o médico tem:

  • desintoxicação, normalmente feita em clínicas ou hospitais;
  • medicação, para tentar evitar o retorno a bebida;
  • aconselhamento individual ou grupal do qual o melhor exemplo são os Alcóolicos Anônimos (AA).

Nenhum desses tratamentos prescinde do envolvimento da família do alcóolatra. Quanto mais distante ela estiver do paciente mais difícil será o seu tratamento de alcoolismo.

One thought on “Clínica de recuperação cura o alcoolismo ?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*