Câncer de Lula: como seria seu atendimento no SUS…

O ex-Presidente Lula enfrenta um câncer de laringe, uma grave doença, felizmente com boas perspectivas de curas e desejemos pronto restabelecimento a ele, que ainda tem uma longa carreira política pela frente.

No entanto, o câncer de Lula teria tão boas perspectivas de cura se o seu tratamento fosse feito pela rede do SUS? Provavelmente não, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) …

Vamos fazer uma comparação de como está sendo feito o tratamento de Lula, devido ao status de ex-Presidente, de como seria se ele fosse um cidadão que necessitasse do SUS. É claro que um ex-presidente, em qualquer país do mundo, teria algumas facilidades que um cidadão "comum" não teria; o que choca é o quão mais fácil no Brasil esse tratamento seria ou, por outro, lado o quão grande é o desrespeito ao povo brasileiro que paga impostos para manter o SUS…

O início do tratamento do câncer de Lula demoraria muito mais no SUS…

Pela cronologia, o ex-Presidente Lula teve diagnosticado seu câncer no dia 29/10/2011 quando realizou exames no Hospital Sírio-Libânes, após uma persistente rouquidão. Como acontece com muitos pacientes com câncer, Lula estava receoso de fazer os exames por já suspeitar que se tratasse da doença.

A quimioterapia, escolha dos médicos para tratar o câncer de Lula, começou dois dias depois, no dia 31/10/2011, o que é excelente pois quanto menor o tempo para o início do tratamento maiores são as chances de cura.

 

Mas e se Lula tivesse procurado o SUS para tratar o câncer ?

Em primeiro lugar, seu câncer demoraria muito mais para ser diagnosticado. Se tudo corresse bem, Lula só conseguiria fazer a tomografia que diagnosticou o câncer cerca de dois meses após a consulta ao médico do SUS, segundo aponta a auditoria do SUS – isso se não estivesse quebrado o equipamento, ou faltasse médico no dia…

Depois Lula ainda teria de esperar até um mês para fazer uma biopsia e ter o resultado, que apontaria qual o tipo de seu câncer e permitiria ao médico escolher o tratamento mais indicado.

Para piorar, Lula, novamente como aponta auditoria do TCU, esperaria cerca de 76,3 dias para começar sua quimioterapia.

Caso Lula tivesse que fazer uma cirurgia para retirar o tumor, ele teria sérios problemas para isso: segundo a auditoria do TCU, apenas 46% das pessoas que precisavam da cirurgia conseguiram realizá-la: na prática em 2010, das 152.400 pessoas apenas 71.2000 (46%) conseguiram fazer a cirurgia.

Não mencionamos ainda a dificuldade que existiria para ser atendido pelos médicos o que poderia acrescentar ainda alguns meses a essa conta já bastante desumana…

Resumindo:

  • devido a ser ex-presidente, Lula do diagnóstico ao início do tratamento com quimioterapia esperou dois dias;
  • se Lula fosse um cidadão comum, no mínimo seu tratamento no SUS só começaria depois de 150 dias (5 meses) após o diagnóstico…

É tempo demais pois quem tem câncer tem pressa!

E Lula sabe disso pois nem cogitou tratar seu câncer no SUS, que tanto já falou bem:

Lula falando bem do SUS mas nada de tratar seu câncer nele…

 

É por isso que tantas pessoas defendem que Lula agora dê o exemplo e trate seu câncer no SUS…

 

 

E você, acha que Lula para ser coerente com seu discurso deveria tratar seu câncer no SUS ? Deixe seu comentário abaixo !

2 thoughts on “Câncer de Lula: como seria seu atendimento no SUS…

  1. Boa matéria amigo, enquanto nossos hospitais brasileiros são vistos pelo exterior como de Primeiro mundo, nós que vivemos nesse inferno sabemos que a verdade não é exatamente essa. O numero de bons hospitais é nitidamente assustador diante da população que necessita de assistência.
    Algumas unidades da rede SUS teriam toda infra-estrutura para um bom atendimento, se não fosse uma possível corrupção. Pelo alto valor de impostor que pagamos, cerca de 40% de nosso salario anualmente, não seria necessário todo esse transtorno, mas infelismente nosso dinheiro é usado como complemento de super-salários e contruções de EVENTOS tipo COPA DO MUNDO.

    desculpe-me pelo comentário estendido mas tenho uma visão politica muito parecida com a apresentada em seu blog, gostaria de seguir este blog mas não sei como fazer enfim estara salvo em meus favoritos sempre que puder passarei pra visualizar

    diego reiko

  2. É isso aí! Para serem coerentes com seus discursos todos deveriam ir se tratar no SUS. E sem nenhum privilégio por serem ex-isso e ex-aquilo. Que peguem fila no SUS e sintam o drama do povão. E aproveitando a deixa… que matriculem seus filhos nas escolas públicas também… Como queria o Cristovão Buarque em seu projeto de Lei… É claro nunca será aprovado…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*