Câncer de mama em homens, você também está sujeito

Quando se fala em câncer de mama, é comum imaginar a doença nas mulheres. Mas os homens também podem ter este tipo de câncer, que pode matar se não for descoberto no início.

A cada 100 diagnósticos de câncer de mama, um é feito em homens. O risco aumenta depois dos 35 anos. Geralmente este tipo de câncer acomete o homem de idade mais avançada, sendo mais freqüente na faixa etária de 50 e 60 anos, e representa apenas 0.6% de todos os outros tipos de câncer que atingem o homem.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, é de que surjam cerca de 250 casos novos em todo Brasil, a cada ano.

O câncer de mama pode ser descoberto logo no início se homens fizerem o autoexame. Todo dia no banho, o homem deve tocar a mama e ver se há algum nódulo ou sangramento. Os índices de cura estão diretamente relacionados ao diagnóstico, ou seja, as chances crescem à medida que o tumor é descoberto precocemente. Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico. Como na mulher, os índices de cura para o diagnóstico precoce são de 80% a 90%. Se descoberto tardiamente, o índice cai brutalmente: de 10% a 20% dos casos.

Vem ocorrendo uma maior divulgação da possibilidade do homem ter câncer de mama devido ao designer gráfico Steve McAllister, britânico de 58 anos que foi diagnosticado com câncer de mama está fazendo uma campanha na Grã-Bretanha para conscientizar as pessoas sobre a incidência da doença também em homens.

Câncer da mama em homens é raro mas requer os mesmos cuidados na prevençãoMcAllister, que decidiu fazer um registro fotográfico de sua luta contra o câncer, quer que sejam oferecidos melhores serviços de apoio a homens com a doença.

Ele vem pedindo aos homens que não tenham vergonha de ir ao médico se suspeitarem que podem ter esse câncer.

O designer disse também que espera desenvolver material informativo sobre o câncer de mama direcionado especificamente aos homens.

Sintomas do câncer de mama em homens

O principal sintoma do câncer de mama em homens é o aparecimento de nódulo indolor na região da aréola, onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação. Geralmente, atinge uma única mama.

O diagnóstico do câncer de mama em homens, assim como o tratamento, é muito semelhante ao realizado em mulheres. As formas mais eficazes para detecção precoce são o auto-exame mensal das mamas, o exame clínico (a partir dos 40 anos) e a mamografia (em caso de suspeita).

Fatores de risco do câncer de mama em homens

A exemplo do que já se descobriu no caso do câncer na mulher, no homem também está ligado à obesidade, ao alto consumo de gordura animal e carne vermelha. Mas pode estar relacionado ainda com a questão hormonal, já que células gordurosas produzem estrogênio em ambos os sexos.

Não há indícios que o uso de anabolizantes esteja associado ao câncer de mama mas ele e o uso de hormônios por transexuais torna a detecção mais difícil e a maior tendência em desenvolver o câncer.

One thought on “Câncer de mama em homens, você também está sujeito

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*