Câncer de mama – fatores prognósticos

Os fatores prognósticos são usados para se definir o grau de risco que uma paciente apresenta de que seu câncer de mama volte a crescer e apareça novamente, a chamada "recidiva".

Os fatores prognósticos são:

  • tamanho do tumor do câncer de mama: sabe-se que o risco de recidiva é tanto maior quanto maior for o tamanho do tumor inicial da mama. Assim, tumores considerados muito pequenos (menores que 1 cm) são considerados de bom prognóstico. Os tumores grandes (maiores que 5 cm) têm grande possibilidade de recidivar. Este dado deve ser analisado em conjunto com os outros fatores prognósticos.
  • estado dos gânglios axilares: a remoção dos gânglios linfáticos da axila é parte da cirurgia do câncer de mama. Se estes gânglios apresentarem células tumorais, significando que estas células já se disseminaram a partir do tumor inicial, há maior possibilidade de recidiva da doença no organismo. Esta possibilidade é tanto maior quanto maior for o número de gânglios da axila afetados pelo tumor. Assim, se há apenas 1 gânglio afetado (o patologista estuda todos os gânglios retirados da axila), há cerca de 30% de possibilidade de recidiva nos 10 anos após a cirurgia; já se houver 10 gânglios afetados por tumor, por exemplo, esta possibilidade sobe para cerca de 85%.
  • receptores hormonais: juntamente com  a proteína her-2-neu (c-erb-B2), são indicativos do comportamento biológico do tumor (se são mais ou menos agressivos) Ver em Câncer de mama, os três tipos de biopsia para dignóstico
  • presença de metástases à distância: ao ser feito um diagnóstico de câncer de mama, geralmente a paciente é submetida a exames complementares (raios-x de tórax, cintilografia do esqueleto, ultra-sonografia abdominal e outros) para determinar a presença de metástases tumorais em outros órgãos. A constatação destas metástases é fator de mau prognóstico, se bem que muitas mulheres com doença metastática podem ter sobrevida prolongada.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*