Câncer de pênis e balanopostite podem ser prevenidos com limpeza adequada

Todos os anos cerca de 1.000 homens brasileiros tem seus pênis amputados devido ao câncer de pênis. Cresce também o número de pessoas que tem balanopostite, uma infecção da glande e do prepúcio.

Todas as duas doenças poderiam ser prevenidas com duas substâncias baratas e ao alcance de quase todos: água e sabão…

Tanto o câncer de pênis quanto quanto a balanopostite são típicas doenças de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento onde parte da população não tem condições adequadas de higiene além da falta de informações necessárias. Infelizmente ambas tem uma frequência alta no Nordeste brasileiro, onde as condições de higiene e educação ainda não são adequadas em muitas cidades.

Como a limpeza do pênis preveni o câncer de pênis e balanopostite

O pênis produz uma substância esbranquiçada e gordurosa, chamada esmegma, para limpar e lubrificar o órgão genital. Todavia, é preciso higienizar adequadamente o pênis para remover a substância, evitando a proliferação de bactérias e infecções.

Um dos fatores que mais atrapalha os homens na correta limpeza do pênis é a presença da fimose, quando o prepúcio não se descola totalmente da glande, prejudicando a higienização.

Para fazer a limpeza do esmegma que o pênis produz não é necessário substâncias caras: água e sabão dão muito bem conta do recado.

No entanto, principalmente entre as pessoas do interior e com menos acesso a informação, muitas até consideram que se lavam direito mas não sabem que é necessário remover o esmegma…

A limpeza correta durante o banho, após relações sexuais e a masturbação é essencial para prevenir o câncer de pênis e a balanopostite e manter a saúde sexual em ordem.

Uma matéria esclarecedora sobre o câncer de pênis

Facilitando a limpeza do pênis

A circuncisão para remoção do prepúcio (fimose) é uma das formas de prevenir o câncer de pênis e, consequentemente, a possível amputação.

Não há idade para a realização da cirurgia de fimose, portanto, mesmo homens adultos podem procurar o médico para a realização do procedimento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*