Coca-Cola e sua fórmula secreta: osteoporse, decapamento do esmalte dos dentes,…

Na verdade, a fórmula secreta da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro ótico. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão te processar como sempre fizeram.

O interessante é o que a combinação de ingredientes que resultam na Coca-cola tal como a conhecemos pode fazer para sua saúde. Vale a pena conhecer pois a “Coca-cola é isso aí”:

Também é importante mencionar que não é só a Coca-cola que pode prejudicar sua saúde. A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital: exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente não porque não conseguiram fazer igual, não; é diferente de propósito, para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50 mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante, adocicado e enjoado. É exatamente o cloreto de sódio em exagero (que eles dizem ser "very low sodium") que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de sacarose.

Será que o aumento da hipertensão em todo o mundo tem alguma coisa a ver com o crescimento do consumo de Coca-cola ???

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10 % é sacarose. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é sacarose pura… Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa cheias de sacarose por lata !

Com tanta sacarose, fica difícil emagrecer para quem continua tomando Coca-cola…

A fórmula da Coca-cola

Simples: concentrado de açúcar queimado – caramelo – para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose – açúcar (HFCS – "High Fructose Corn Syrup" – açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia); poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas; cafeína; conservante que pode ser benzoato de sódio ou benzoato de potássio; dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpos ao beber- o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes ( coisa que o cítrico ataca com muito menor violência), pois o artofosfórico chupa todo o cálcio do organismo Podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão… Como retirar, se sem ele a Coca-Cola fica com gosto de sabão? Dane-se a saúde do comprador! Mas então, por que não o substituir? Porque gastaria mais !

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico.

O mesmo vale para o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, o verdadeiro guaraná tem gosto amargo, ele está na bebida (até porque legalmente tem que estar – questão de registro comercial) mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar (inclusive açúcar queimado), sais, ácidos e conservantes.

Refrigerantes diet

os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos. Um para esticar a vida do aspartame; outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico; outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo; outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro; outro para evitar cristalização do aspartame; outro para realçar, dar "edge" no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais… e assim vai… A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: o melhor refrigerante é água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo.. Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.


Fonte: Administradores.com.br, adaptado

One thought on “Coca-Cola e sua fórmula secreta: osteoporse, decapamento do esmalte dos dentes,…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*