Como emagrecer e ficar sexy comendo…

Comer e ficar sexy são duas ações raramente citadas na mesma frase. A nutricionista escocesa Gillian McKeith, porém, ensina o contrário: para ela, o desejo de emagrecer é ficar em paz com o próprio corpo e, para isso, deve-se comer bastante, mas apenas alimentos frescos e integrais. Exercícios também não podem ser excluídos da rotina.

Orientações simples como essas fazem parte do reality show “Coma Para Ficar Sexy”, o segundo produzido pela nutricionista, transmitido pelo canal pago GNT. O objetivo é ajudar os participantes a mudar seus hábitos alimentares em oito semanas.

Segue um resumo da entrevista feita por e-mail com Gillian McKeith.

Qual é a maior dificuldade para as pessoas que decidem seguir sua dieta para ficar sexy?

Gillian McKeith – Reconhecer os alimentos e aprender a ter prazer em cozinhar. Provavelmente, a maior dificuldade para a maioria das pessoas está em aprender a fazer novos pratos com alimentos que eles nunca tinham visto antes. Muitas vezes, há uma relutância em experimentar novos alimentos. Por outro lado, o maior problema de todos é o fator emocional. Tenho que fazer com que cada pessoa acredite que pode fazer aquilo. Essa é a minha primeira tarefa antes mesmo de introduzir novos alimentos.

E como a dieta ajuda a ficar mais sexy?

O alimento é um conceito emocional. O grande desafio é vencer o jogo emocional que as pessoas fazem com elas mesmas. É preciso que cada um acredite e goste de si mesmo, além de aprender a comer direito. Para se ter uma ideia, eu procuro não pesar as pessoas, pois isso cria uma obsessão. As roupas passam a servir naturalmente e isso as ajuda a se sentirem mais sexy e animadas.

Qual é a principal orientação? O que é permitido e proibido comer na dieta?

Frutas, legumes, nozes, sementes, algas, lentilhas e todos os tipos de feijão e ervilha são permitidos. Assim como peixe, frango, peru e cereais integrais, entre eles arroz, milho, aveia, quinua e trigo. As bebidas recomendadas são, principalmente, chás de ervas, sumos de vegetais frescos e água. Eu ofereço uma variedade de alimentos muito maior do que a maioria já teve em toda a vida. Os alimentos proibidos são junk food, biscoitos, pão branco, frituras, álcool e cafeína.

Existe uma dieta aplicável a todas as pessoas?

Cada pessoa tem problemas de saúde e questões de obesidade diferentes, então é preciso adaptar a dieta. No entanto, os princípios por trás delas são os mesmos: manter a ingestão de alimentos baseada em vegetais, frutas e legumes frescos.

Os exercícios físicos também são recomendados?

Fazer exercícios diariamente é crucial para o sucesso da dieta. Os participantes do programa têm que se exercitar todos os dias. Eu sempre os encorajo a experimentar novos tipos de atividade para encontrar algo de que gostem. Já levei vários participantes para dançar salsa, gostei tanto que até eu comecei a fazer aulas. A dança é uma ótima forma de se exercitar de um jeito divertido.

O que move você a participar de um reality show?

Todo dia é uma oportunidade de fazer a diferença. Existem desafios como ajudar na mudança de hábitos, mas o que eu gosto é de ver o processo dos participantes em assumir responsabilidade pela própria saúde. Admirar a mudança de paladar deles também é interessante. Os alimentos pobres em nutrientes amortecem suas papilas gustativas mas, depois que elas se ajustam de novo, os participantes passam a amar os alimentos antes desconhecidos.

Tem algum conselho para quem quer perder peso?

Olhe-se no espelho e pergunte a si mesmo: “Você está feliz?”. Se a resposta for não, então mude agora mesmo seu estilo de vida. Não existe nenhuma solução rápida quando se trata de perder peso corretamente. É muito melhor pensar na reeducação alimentar como uma forma de beneficiar todos os aspectos da sua saúde do que apenar gerar a perda de peso.

 


Fonte: Rede Bom Dia, 07/02/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*