Como fazer abdominal “sem fazer abdominal”

Você anda cansado de suar a camisa deitado no chão só para ganhar aquele abdômen dos deuses? Fazer aquele circuito básico de abdominais depois do treino de musculação ou uma aula voltada exclusivamente a esse trabalho muitas vezes parece um ato ingrato, não é mesmo?

O que provavelmente poucos saibam é que é possível trabalhar o abdômen enquanto se está ali parado, na frente de um aparelho da sala da musculação. Há, claro, aquelas máquinas que acionam mais profundamente a musculatura dessa região e outras que praticamente não a exercitam em nada.

Para que você conheça quais são os aparelhos mais efetivos, elaboramos um ranking daqueles que, além de exercitarem os músculos para os quais foram criados, têm um grande “poder” sobre o abdômen.

Abdominal tem que ter o abdômem contraído

“É preciso entender que se fizermos os exercícios propostos na planilha do treino da musculação com a postura correta e o abdômen contraído, o resultado adquirido é extremamente superior àquele que a maioria dos alunos consegue atingir”, comenta Paula Motondo, personal trainer e professora de musculação da academia Competition, em São Paulo.

Para deixar o abdômen contraído como Paula sugere, é preciso fazer um exercício de concentração e conhecimento corporal. Afinal, contrair a barriga não significa apenas encolhê-la, como muitos pensam, mas pensar que o objetivo é a parede do seu abdômen encostar nas suas costas. “Brinco com os meus alunos, dizendo que eles devem tentar encostar o umbigo nas costas, pois essa é a postura correta para fazermos os exercícios e, principalmente, o que traz resultados”, diz Paula.

Abdominal, um exercício chato mas fundamental para a boa forma

 

Agachamento, a melhor forma de fazer abdominal “sem fazer abdominal”

De todos os exercícios possíveis de serem feitos na sala de musculação, o agachamento é o mais eficaz. Quando você realiza esse movimento, provavelmente deve pensar que apenas as suas pernas e o seu glúteo estão sendo trabalhados. No entanto, se contrair o abdômen assim que tirar a barra do apoio, pode ter certeza que a sua barriga vai sentir. Não se esqueça que o exercício exige uma atenção especial à postura. Se não ficar atento e mantiver a coluna reta, pode acabar com dores nas costas. 

Pullover, medalha de prata para fazer abdominal “sem fazer abdominal”

O troféu de prata fica com o pullover. Esse exercício tem como função primordial trabalhar o peitoral. Mas se você contrair o abdômen, os resultados serão outros. Mas para que o resultado seja eficiente é preciso pensar em algo não muito convencional: fechar as costelas na hora de fazer o movimento. Isso significa que você deve fazer o exercício mental de tentar encostar os dois lados da costela, pois assim a sua postura ficará correta e o abdômen contraído terá mais resultado (de nada adianta contrair essa região se a sua postura não estiver perfeita). Por isso, assim que deitar com o halter entre as suas mãos, já pense em encostar as costelas. O seu abdômen vai agradecer e o resultado será visível. Assim como no agachamento, preste muita atenção à postura. A coluna deve ficar “colada” no banco durante todo o trabalho.

Cadeira flexora, 3o. lugar

Foi feita para trabalhar o quadríceps, mas, se você realizar o exercício contraindo o abdômen, o efeito será incrível. Se mantiver essa postura durante todo o movimento, além de exercitar essa parte do corpo, conseguirá mais resultado no trabalho da parte posterior da coxa. Isso porque a postura correta faz com que o músculo da coxa fique isolado, o que significa que ele um trabalho mais intensivo sobre essa musculatura.

Elevação frontal , 4o. lugar

A elevação frontal ganhou, merecidamente, o 4º lugar no ranking. Todas as vezes que for elevar uma barra ou um halter – como você preferir –, basta pensar em encostar o umbigo nas costas. A sua barriga vai agradecer. Isso porque esse aparelho, além de trabalhar a região do ombro, atua também no abdômen. Desde que realizado com a postura correta, claro. Vale lembrar que a coluna deve permanecer estável, ou seja, fixa. Para aqueles que ainda não estão tão bem condicionados, uma boa dica manter-se estável é realizar o exercício encostado na parede.

Tríceps na polia, o que menos resultados produz no abdômen

O último lugar ficou com o tríceps na polia. Como o nome diz, o aparelho serva para trabalhar o tríceps. Não esqueça de manter o cotovelo grudado no corpo para que o resultado seja eficaz.


Fonte: sportlife.terra.com.br Fernando Fischer, 19/05/2010, adaptado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*