Como se prevenir dos agrotóxicos em alimentos

Frutas e legumes são alimentos que não podem faltar em nossa dieta. Entretanto, apesar de parecerem inofensivos, eles podem oferecer sérios riscos a nossa saúde. Isso porque a grande maioria dos produtos agrícolas recebe altas doses de agrotóxico.

Morango, tomate e maça estão entre os produtos mais contaminados, seguidos por batata, banana e alface. A falta de fiscalização tem contribuído para o aumento do problema no país. Pouco se faz para verificar a qualidade e a procedência desses alimentos.

De acordo com os resultados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), 40% das amostras de alface analisadas apresentaram uso de agrotóxicos não autorizados. Essas substancias geram inúmeros prejuízos ao nosso organismo, podendo causar intoxicação, vômitos diarréia, dor de cabeça, doenças estomacais, entre outros problemas.

Para correr menos risco, o ideal é comprar frutas e verduras da época. Quando são compradas fora da estação adequada, elas apresentam uma dose maior de agrotóxicos. Retire a casa antes de comer esses alimentos. Lave-os em água corrente, ou então, coloque-os em uma solução de água com vinagre por 20 minutos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*