Consumo de refrigerantes pode acelerar o envelhecimento

Os altos níveis de fosfatos encontrados em refrigerantes e alimentos processados podem acelerar os sinais de envelhecimento, segundo especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA.

Em testes com camundongos, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em fosfatos pode aumentar a prevalência e a severidade de doença renal crônica, calcificação cardiovascular e atrofia da pele.

Avaliando os efeitos dos fosfatos na dieta de ratos que não tinham o gene klotho – cuja deficiência esta relacionada a níveis tóxicos de fosfatos no organismo dos roedores -, os pesquisadores observaram que aqueles alimentados com grandes quantidades de fosfatos morreram com até 15 semanas de vida, enquanto os ratos com dieta com menores níveis do nutriente viveram por 20 semanas, em média.

“Os humanos precisam de uma dieta saudável, e manter o equilíbrio dos fosfatos na dieta pode ser importante para uma vida saudável e para a longevidade”, disse o pesquisador Shawkat Razzaque. “Evite a toxidade do fosfato e aproveite uma vida saudável”, recomenda o especialista.


Fonte: Sportlife, Fernando Fischer, 28/04/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*