Coração para transplante já pode ser mantido em funcionamento enquanto é transportado

O desenvolvimento de um aparelho que mantém em funcionamento um coração a ser transplantado promete contribuir muito para o sucesso na cirurgia de transplante de coração, permitir um aumento no número delas e representar mais esperança para as pessoas que precisam desse tipo de transplante, principalmente para aquelas que moram mais afastadas.

Atualmente os orgãos humanos doados para transplantes são transportados dentro de caixas com gelo para mantê-los frescos e em condições de serem aproveitados. No entanto, só é viável fazer o transplante se o orgão ficar nessas condições por um período de até seis horas. Por isso, para acelerar o transporte são usados helicópteros, aviões e ambulâncias.

Mas para as pessoas que residem longe dos grandes centros, seis horas muitas vezes não é tempo suficiente. Para elas, se tiverem condições, o que nem sempre é o que acontece, a única possibilidade é se mudar para um local em que o tempo de transporte seja menor.

O aparelho que foi desenvolvido – Organ Care System (OCS), por pesquisadores da Universidade da Califórnia, UCLA – mantém o coração batendo fora do corpo humano enquanto é transportado.  Assim o coração fica em condições de ser transplantado muito mais tempo, enquanto se procura um receptor ou enquanto é transportado para longas distâncias.

O coração é mantido em funcionamento dentro de uma caixa de plástico que além de manter a temperatura ideal, fornece o sangue e os nutrientes necessários para ele continuar funcionando enquanto é transportado. Por fim, um monitor cardíaco acoplado a caixa ainda mostra como está o funcionamento do orgão.

Nos Estados Unidos, o FDA (orgão semelhante a Anvisa brasileira) já estuda a aprovação do aparelho.

Uma nova e promissora esperança para quem precisa de um transplante de coração.

Veja o vídeo do equipamento que mantém o coração em funcionamento enquanto é transportado para ser transportado:

Novo aparelho é capaz de manter o coração em funcionamento enquanto é transportado para ser transplantado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*