Creme de beleza, de baba de carol a veneno de cobra tudo pode aproveitado como cosmético

Cada dia que passa, novos cosméticos surgem e surpreendem pela eficácia e, principalmente, pela formulação. Já foram criados produtos com componentes inusitados, mas a moda agora é utilizar substâncias exóticas para incrementar na produção.

Quer conhecer algumas:

Já ouviu falar em baba de caracol? A princípio, o que pode parecer um pouco nojento é, segundo pesquisadores da indústria farmacêutica espanhola, pode formar, com outros produtos, um creme final extremamente eficaz no combate às rugas.

Além da baba de caracol, o veneno da cobra tipo ‘cascavel’ é outro exemplo das excentricidades disponíveis no mercado dos cosméticos. Maurício Gaspari Pupo, professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma Assessoria Farmacêutica, em Campinas, conta que o veneno dessa cobra é ótimo para quem quer rejuvenescer. "Depois de purificado, claro, ele é aplicado na pele (através de cremes), causando uma paralisia na região e resultando em um efeito igual ao do Botox , mas sem riscos", comenta o especialista.

Maurício acredita que, por mais que os produtos sejam diferentes, eles dificilmente serão ignorado pelas mulheres. Além de serem inovação, têm a vantagem de serem naturais. "A indústria da beleza é movida pela novidade. Uns produtos ficam, outros vão, mas sempre se precisa da novidade", conta.

"Além de manter a pele bonita e sadia, os cosméticos com substâncias exóticas visam também estender os seus benefícios a todo o organismo, buscando um equilíbrio saudável, pois os resultados estéticos dependem, principalmente, da saúde do corpo", completa Maurício, que também é consultor internacional em desenvolvimento e ingredientes cosméticos.

A vantagem dos produtos com extratos exóticos é que o princípio ativo deles (exatamente essas substâncias diferentes) é totalmente seguro, sendo assim, não apresenta riscos de alergias e reações adversas como os cosméticos comuns que costumamos encontrar em lojas. Mesmo assim, Maurício ressalta que os problemas acontecem quando esses ativos são misturados – durante o processo de produção do creme – com produtos prejudiciais à saúde, como derivados do petróleo, que podem causar câncer.

Atualmente, produtos com princípios ativos incomuns são vendidos apenas em farmácias de manipulação e, por conta disso, são mais baratos do que os disponíveis no mercado tradicional. Lembre-se sempre de garantir a segurança do produto, solicitando a manipulação de um cosmético 100% natural. Para quem tem doenças de pele, Maurício recomenda: "Eles podem solicitar o produto junto ao médico dermatologista".

Saiba um pouco mais dos novos produtos de beleza

Baba de Caracol

Extrato de Caracol, como também é conhecido, possui três propriedades que combatem o envelhecimento da pele humana. O principal deles é o combate aos radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento e por alguns tipos de câncer.

Jaca

É uma conhecida fruta de cor amarelada e com casca áspera. Com as sementes dessa iguaria, é possível obter o White Essence®, uma fórmula que promove ação clareadora da pele, ao diminuir a transferência de melanina dos melanócitos (células que produzem a melanina) para a pele. A aplicação do produto proporciona, assim, uma pele de coloração homogênea, sem manchas ou diferenças nos tons.

Bambu

É responsável por uma esfoliação suave, promovendo um efeito peeling sem igual. A indicação do creme de bambu é para pessoas com peles sensíveis, proibidas de realizarem peelings. Além disso, o produto promete combater a oleosidade da pele e, consequentemente, a acne.

Cacau

Além de fazer parte do cardápio brasileiro, principalmente na época de Páscoa, o cacau ajuda na proteção solar. Além de ter um cheirinho delicioso, a fruta também melhora a circulação sanguínea.

Caviar

O caviar também é responsável pelo combate às rugas, na forma de creme. Trata-se de uma substância ótima para hidratação e nutrição intensa da pele, que estimula a produção de colágeno e elastina. Isso se deve ao fato de o caviar possuir glucídeos, proptídeos e lipídeos, que hidratam e nutrem a pele.

Veneno de cobra

Depois de um processo de purificação, o veneno da cobra cascavel é transformado em creme. Quando aplicado na face, é responsável por paralisar as rugas, dando o mesmo efeito que a toxina botulínica (conhecido por Botox). Além disso, o veneno da cobra também inibe o envelhecimento da pele e diminui a formação dos famosos – e indesejados – pés de galinha.

Pó de Topázio ou Opala

Topázio e Opala são pedras semipreciosas, que, ao serem transformadas em pó e, depois, em creme, cicatrizam as rugas em apenas 30 dias. Segundo Maurício, o cristal desse pó produz uma microonda sonora que age como um radar, atraindo o colágeno produzido pelo organismo diretamente para a zona de impacto.

Romã

Para o organismo, a romã é responsável pelo combate à obesidade e ao câncer. Já na pele, a fruta exerce a função de peeling, promovendo hidratação e a renovação celular.


Fonte: Vilamulher, Tissiane Vicentin, 03/05/2010

Republished by Blog Post Promoter