Crescimento benigno da próstata x câncer de próstata

Em quase todos os homens, após os 40 anos, ocorrerá um crescimento benigno da próstata irá chamada de hiperplasia ou hipertrofia prostática. Esse crescimento não tem nenhuma relação com o câncer de próstata.

O problema do crescimento benigno da próstata é que ele estrangula o canal uretral e cria dificuldade para o homem expelir a urina. Apenas em 30 a 40% dos homens o crescimento gera maiores problemas: enfraquecimento do jato de urina, o aumento do número de micções durante o dia e, principalmente, à noite, graus variados de urgência para urinar e desconforto no baixo ventre quando a bexiga está cheia. Esses problemas não são permanentes, podem melhorar ou piorar alternadamente.

No entanto, o temor dos homens ao começar a perceber os sintomas acima é que o câncer de próstata apresenta os mesmos sintomas até mesmo porque o câncer é o crescimento descontrolado de células que perdem sua função original e passam apenas a se reproduzir, consumindo os recursos do organismo.

Para saber de o paciente tem um crescimento benigno da próstata ou um câncer o urologista precisa faze o diagnóstico do câncer de próstata.

Quando se trata de um crescimento benigno da próstata, existem várias opções de tratamento e o paciente não fica impotente apenas passa a ejacular “em seco”, sem o líquido produzido pela próstata que corresponde a 80% do esperma.

O vídeo abaixo é uma excelente explicação de um urologista sobre o crescimento benigno da próstata, suas opções de tratamento e como se faz o exame para afastar a hipótese de câncer de próstata. Vale a pena ser visto se você começa a sentir os sintomas do aumento da próstata e está ficando receoso com isso.

Crescimento benigno da próstata x câncer de próstata

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*