Dicas para perder peso e que não prejudicam sua saúde

Pesquisas realizadas recentemente na Europa mostram que algumas atitudes simples no dia a dia podem ajudar a perde de forma saudável e sem passar fome.

Especialista afirma que superdietas, remédios milagrosos e alimentos que ajudam a perder peso em um curto espaço de tempo sem nenhum esforço não passam de mitos e podem causar diversos problemas de saúde.

“Alguns casos da obesidade precisam da orientação de um especialista sobre o uso de remédios” ressalva o endocrinologista Laerte Damasceno.

Mas na maioria, algumas dicas simples, que não comprometem sua saúde porde trazer bons resultados. Veja algumas:

Não elimine refeições – Quando se elimina uma das refeições, o cérebro tenta compensar essa falta e “implora” por alimentos calóricos. É a reação da grelina, hormônio responsável pela sensação de fome. Essa reação leva ao desejo inconsciente de preferir alimentos mais calóricos.



Mude o tamanho do prato – Trocar o prato de 30 cm de diâmetro por um de 25 cm equivale a comer cerca de 22% a menos. Quanto mais a oferta dos alimentos, instintivamente come-se mais.

Proteína sacia por mais tempo – Com 10% a mais de proteína nas refeições, come-se menos. Isso porque quando um alimento trafega pelo sistema digestivo, o hormônio PYY, responsável pela saciedade, é ativado. Ao atingir o cérebro, ele suprime os sinais da fome. A proteína circula por um tempo maior e por isso sacia mais.

foto mostrando corpo antes de depois do regime

Cortar as refeições não é o mais inteligente para perder peso

Sopa fica mais tempo no estômago – A sopa possui mais volume que a comida sólida e fica um tempo maior no estômago. Já o alimento sólido expande ligeiramente o estômago e passa direto para o intestino, ficando apenas restos para a digestão.

Mas é importante intercalar as refeições. A mastigação ativa o hipotálamo e informa ao cérebro que o organismo esta sendo alimentado.



Variedade faz comer mais – Nosso organismo procura variedade na comida instintivamente. Em um self-service, o cérebro assume o controle e nos faz comer até 30% a mais do que quando se tem uma escolha limitada. Comer assistindo televisão ou rápido demais também ajuda a engordar. O ideal é que a refeição dure em média 20 minutos.


 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*