Dietas para perder peso: a dieta do Glúten

Se você está acima do peso e não sabe mais o que fazer para perder alguns quilinhos, vai adorar a dieta do glúten.

Apesar de deixar pães e massas mais fofinhos, essa proteína não faz muito bem à saúde. Ela pode acarretar alguns problemas intestinais e, até mesmo, piorar a TPM.

Por isso, retirá-la do cardápio, além de ser saudável, pode ajudar na redução de 1 a 2 kg por mês, quando conciliada com uma reeducação alimentar.

A atriz Eliane Giardine, por exemplo, aderiu e não se arrependeu. Ao tirar o glúten do prato, ela “limpou” o organismo, ganhou pele de pêssego e, de quebra, perdeu 5 kg. “Cortei o glúten e passei a me sentir muito melhor, mais leve”, comemora.

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Essa proteína é importante para a fabricação de pães, biscoitos e bolos, porque ajuda a dar liga na massa e a deixa mais fofa. Mas essa fofura toda pode trazer problemas. Isso porque o glúten vira uma espécie de cola, que gruda nas paredes intestinais e vai prejudicando aos poucos o funcionamento do seu processo digestivo.

Doenças que o glúten pode causar

Muita gente não sabe, mas possui alergias e lesões de pele por intolerância ao glúten.
Existem pessoas com hipersensibilidade ao glúten – elas não podem comê-lo de jeito nenhum, porque têm a chamada doença celíaca. Pesquisas indicam que 1 em cada 300 brasileiros é celíaco. Nesses casos, o glúten provoca danos no intestino, impedindo que a digestão se realize normalmente. Parando a ingestão de glúten, o intestino do celíaco volta ao normal.
O excesso de glúten reduz a produção da serotonina (hormônio que deixa a gente alegre). Quem abusa de alimentos fabricados com glúten e tem tendência a ficar deprimida deve rever rapidinho a dieta, para não agravar o quadro.

Alimentos com glúten

  • Farinhas de trigo comum, de cevada, de rosca, de bolo, de aveia, integral, farinha rica em proteína, farinha de semolina, de gérmen de trigo, branqueada por fermentação;
  • Cereais feitos de trigo, cevada, aveia, trigo alemão, centeio e triguilho. Extrato de cereal, farelo, liga de cereal, farinha;
  • Aveia, cevada pérola, centeio, trigo alemão, cevada, trigo sarraceno;
  • Massas: talharim com ovos, semolina, semolina de centeio, talharim soba, entre outras;
  • Amido modificado, amido de alimento, amido gelatinizado, amido vegetal;
  • Extrato de malte, sabor de malte, vinagre de malte, malte de arroz;
  • Farelo de trigo, gérmen de trigo, glúten de trigo, aveia de trigo, trigo em casca, amido de trigo, massa de trigo, bagas de trigo, bagas de trigo integral, trigo duro.

A legislação brasileira obriga as indústrias de alimentos a informar no rótulo dos produtos se eles contêm ou não glúten. Mesmo que a observação esteja escrita em letras bem pequenininhas, não deixe de procurá-la se quiser fazer a dieta do glúten.

Alimentos sem glúten

-Arroz (de todos os tipos)
-Milho
– Soja
– Sementes de girassol
– Fubá
– Farinhas de milho, arroz, batata, mandioca, amido de batata e soja
– Quinoa
– Semente de linhaça

Quase todos os alimentos sem glúten não contêm conservantes. Por isso, é importante que eles sejam mantidos na geladeira, congelados, ou que sejam usados logo depois da compra. Leia atentamente o prazo de validade na embalagem.

 

Cardápio para dieta do glúten

Café da Manhã*
– 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (sopa) de ricota + 1 pera
– 1 fatia de pão sem glúten com geleia diet + 1 fatia de queijo de minas + 1 fatia fina de melão
– 6 morangos + 1 fatia de pão sem glúten com bem pouca manteiga e 2 fatias de presunto magro

Lanche da manhã e da tarde**
– 1 pera
– 1 pote de iogurte sem glúten
– 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (sopa) de ricota

Almoço e jantar***
– 3 cols. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 omelete de 2 claras ou 1 bife médio + agrião a gosto
– 3 cols. (sopa) de arroz integral com espinafre + 1 bife médio + berinjela refogada a gosto
– 3 cols. (sopa) de arroz de brócolis + 1 concha de feijão + 1 concha de carne moída + tomate
*ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES + 1 XÍCARA DE CHÁ-VERDE OU CHÁ-BRANCO OU CAFÉ OU CAFÉ COM LEITE / **ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES / ***ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES + 1 PRATO DE FOLHAS VERDE ESCURAS COM TODAS AS OPÇÕES. OPCIONAIS: TOMATE, PALMITO, PEPINO, BROTOS


Fonte: M de Mulher

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*