Doença da próstata e câncer da próstata – as dúvidas mais comuns

As doenças da próstata e em especial o câncer de próstata são os tipos de doenças que mais deixam os homens de cabelo em pé. Infelizmente ainda há muita falta de informação entre as pessoas.

Todo homem tem um órgão logo abaixo da bexiga, atrás do púbis, chamado próstata que, no adulto, tem mais ou menos o volume de uma bola de pingue-pongue. A próstata é um órgão da reprodução: sem ela dificilmente um homem pode gerar filhos. Ela produz uma parte do líquido seminal que, misturado com os espermatozóides, forma o esperma. Esta é a razão por que as doenças da próstata podem causar infertilidade.

A partir dos 40 ou 45 anos, a próstata começa a envelhecer e podem surgir várias doenças. A partir desta idade, as três doenças mais importantes são o crescimento benigno da próstata, a inflamação da próstata, ou prostatite, e o câncer.

O crescimento benigno e a inflamação fazem com que o homem urine mal, com jato fraco, às vezes molhando a roupa, ou então se levantando várias vezes à noite para urinar, podendo chegar até a retenção de urina, que é a chamada "urina presa". Já o câncer de próstata pode espalhar-se por todo o corpo e levar à morte em alguns anos. O câncer de próstata é uma das doenças que mais mata a partir dos 50 anos de idade.

Separamos algumas perguntas mais frequentes sobre as doenças da próstata e o câncer de próstata que foram respondidas pelo doutor Lísias Nogueira Castilho, chefe do Departamento de Urologia da PUC-Ca. Confira !

Ter um câncer na próstata é uma condenação antecipada à morte ?

Cerca de 80 a 85% dos homens que descobrem o câncer de próstata nos exames de rotina (check-ups) a partir dos 45 anos de idade, ficam curados. Isto significa que menos de 1/5 desses homens não ficam curados e acabam por enfrentar longos tratamentos e eventualmente a morte. Por outro lado, os homens que não fazem exames de rotina acabam por se apresentar com um câncer mais avançado quando o diagnóstico é realizado, o que reduz muito as chances de cura.

O toque retal é indispensável para diagnosticar precocemente o câncer de próstataAlgum grupo da população está mais sujeito ao câncer de próstata?

Os filhos ou irmãos de pessoas que têm câncer de próstata têm probabilidade maior de desenvolverem a mesma doença. Os negros têm uma incidência maior do que brancos e amarelos (asiáticos). Homens com menos de 45 anos de idade raramente apresentam câncer de próstata, mas a partir desta idade a incidência é crescente, isto é, quanto maior a idade do homem, mais perto ele está de um câncer de próstata.

A partir de qual idade deve-se fazer o exame preventivo de câncer de próstata?

todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito por um urologista e a dosagem do Antígeno Prostático Específico (a sigla em inglês é PSA), que é um exame de sangue. É absolutamente inadmissível que o toque seja substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. O toque retal é indispensável.

O que ajuda a prevenir o câncer de próstata?

Além do próprio exame preventivo, a partir dos 45 anos, o combate à obesidade e a dieta rica em tomate fazem parte de um programa de prevenção do câncer de próstata.

Cigarro, álcool e atividade sexual tem a ver com o câncer de próstata?

Nem o cigarro, nem o álcool, nem a atividade sexual (maior, menor ou ausente) têm qualquer ligação com o câncer de próstata. Mas a obesidade tem, especialmente a obesidade visceral, a chamada “barriga”, que pode causar o câncer de próstata e diversos outros problemas muito sérios de saúde.


Fonte: eptv.globo.com, 24/12/2010

Republished by Blog Post Promoter