Dor de cabeça pode ser provocada por acessórios de cabelo

Muitas mulheres sentem uma incômoda dor de cabeça ao usar tiaras, arcos, presilhas ou, ainda, rabo de cavalo. Trata-se da dor de cabeça por compressão externa, comum nas adeptas do uso de acessórios de cabelo, e que pode desencadear, até mesmo, uma crise de enxaqueca em quem sofre da doença.

– A dor por compressão externa é provocada pela pressão de ramos cutâneos dos nervos trigêmeo e occipital maior, por quaisquer artefatos que apertem a cabeça, como arcos para o cabelo e óculos de natação – explica o neurologista Abouch Krymchantowski, lembrando que o problema costuma afetar também nadadores e profissionais que usam capacetes durante o trabalho.

O especialista chama atenção para o fato de se tratar de uma dor muito comum, mas ainda pouco reconhecida pelos médicos, que costumam confundi-la com crises de enxaqueca tradicionais.

Abouch cita como exemplo um piloto de caça que, sempre que voava, tinha dor de cabeça, chegando a ser tratado como sofredor de enxaqueca e afastado dos voos, até trocar o capacete por um ajustável, parando de sentir as dores. Deixar de lado o uso dos acessórios que provocam a dor, aliás, é mesmo a principal maneira de evitar o problema:

Arco de cabelo pode causar dor de cabeça

– A melhor maneira de evitar a dor é parar de usar ou procurar acessórios mais largos e melhor adaptáveis. Se isso não for possível, é importante pelo menos retirar a cada tempo de uso, dando, por exemplo, um intervalo de 15 minutos a cada 45 minutos de uso. Já nas pessoas em que o acessório inicia uma crise de enxaqueca, é preciso tratar a crise especificamente, com medicamentos – explica Abouch.

 

 

]


Fonte: clicrbs.com.br, 15/07/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*