Emagrecer 10% do peso, por mês, comendo bem ? Sim, com a dieta dissociada !

Não se discute que para emagrecer é necessário diminuir o consumo de alimentos muito calóricos. Mas o que pouca gente sabe é que há truques que ajudam a driblar o metabolismo e a acelerar a perda de peso. É o caso da dieta dissociada: neste regime o que vale é a seguinte regra: os grupos de alimentos devem ser consumidos separadamente. Ou você opta pelo bife (proteína), ou pelo arroz (carboidrato).

Esqueça aquela cominação arroz, feijão e bife, com tudo junto !

No livro Dieta Dissociada – Emagrecer com Saúde Comendo de Tudo (MG Editores, R$ 32,20), o endocrinologista João Cesar Castro Soares afirma que é possível perder 10% do peso em um mês comendo bem. Sem colocar a saúde em risco.

– Os pacientes comem até 20% a mais do em dietas convencionais, com um cardápio equilibrado de baixa caloria. Ainda assim, conseguem eliminar o peso excedente.

Segundo o autor, colocar diversos tipos de alimentos no mesmo prato não é uma boa tática para enxugar os pneuzinhos, já que, desta forma, tem-se uma quantidade pequena de cada fonte.

– A mistura prejudica o aproveitamento dos alimentos e reflete no mau funcionamento do aparelho digestivo, causando a obesidade.

Embora não exista nenhum estudo científico que comprove a eficácia do método, consumir cada classe de alimento por refeição possa dar resultados positivos se o objetivo é emagrecer.A perda de peso ocorre porque é consumido menos. A gente costuma comer mais quando há uma mesa com várias opções de escolha do que quando só há um tipo de produto.

Dieta dissociada: os grupos de alimentos devem ser consumidos separadamente

Uma dica para quem quiser seguir a dieta é ingerir os carboidratos durante o dia, pois eles fornecem energia, e deixar as proteínas para a noite, pois são digeridas mais lentamente e pesam menos no estômago. Segundo a endocrinologista, consumir esse último grupo é importante para eliminar os quilinhos extras.

– A dieta com maior teor de proteínas aumenta a termogênese, ou seja, a energia gasta para fazer a digestão.

No entanto, para a nutricionista Mariana Del Bosco, também da Abeso, separar carboidratos de proteínas não traz benefícios para a saúde. O ideal, ensina, é associá-los. Já abusar de massas e pães, duas conhecidas fontes de energia, na mesma refeição pode ser uma armadilha para quem não pretende engordar.

– É melhor, por exemplo, consumir meio prato de massa e meio prato de carne do que um só da primeira opção. Isso garante um balanceamento mais adequado e uma sensação de saciedade mais duradoura.

 

O Saúde e Força lembra que a dieta dissociada é apenas um das centenas (ou milhares) de dietas existentes. Algumas apresentam resultados espetaculares com algumas pessoas e com outras nenhum ou pior, causam o temido efeito sanfona. O ideal é que ao optar por uma dieta você procure uma prescrita por um médico específica para você e que durante o período que está de dieta tenha um constante acompanhamento médico.

Infelizmente sabemos que as condições acima são uma realidade distante de grande parte dos brasileiros…


Fonte: olhardireto.com.br, 16/09/2010, adaptado

One thought on “Emagrecer 10% do peso, por mês, comendo bem ? Sim, com a dieta dissociada !

  1. as dicas são otinas e o artigo muito bom, se tiver foco e determinação na hora de cuidar da alimentação acho que pode trazer resultados positivos e emagrecer com certeza! parabéns pelo artigo e sucesso!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*