Emagrecer nas férias? Sim é possível ! Veja as dicas.

Quer aproveitar as férias para emagrecer? Essa época pode ser propícia ao emagrecimento, com seus dias livres e quentes, que pedem comidas leves e exercícios físicos. Mas é preciso ter cuidado para não ganhar alguns quilinhos com os petiscos de praia, sorvetes e molhos de saladas. Veja as dicas para aproveitar essa época para entrar em forma!

Mexa-se! – Aproveite os dias de férias para pular mais cedo da cama, aproveitar a luminosidade do dia e caminhar. Outra opção é fazer uma atividade em ambiente com ar refrigerado ou aproveitar as horas do anoitecer para andar de bicicleta ou caminhar. Vale qualquer coisa, só não vale ficar parado.

Não faça dieta radical só para entrar na roupa de praia. O importante é reeducar seus hábitos em relação a sua alimentação saudável e as atividades físicas que você pode fazer. Comece pelas compras: leve para casa somente frutas, legumes e verduras, produtos lácteos desnatados e cereais integrais. Faça de três a quatro refeições leves ao dia. Reduza os excessos de sal, açúcar e bebidas alcoólicas. Seu corpo vai responder de forma inteligente à sua iniciativa.

Atenção no cardápio da praia. O melhor seria levar seu lanche para a praia: frutas frescas ou secas, sanduíche de pão integral com frios light e palitos de legume. Mas se for comprar o lanche na praia, escolha, por exemplo, a água de coco (240 ml) em vez de uma lata de refrigerante normal. Uma espiga de milho com manteiga tem 250 calorias. Troque por um milho cozido sem manteiga, com 90 calorias. Os sorvetes menos calóricos são os de fruta light.

Beba água. A água participa de várias funções metabólicas que resultam em queima de energia. Mas a sua importância no emagrecimento está associada à ingestão de fibras, componentes indispensáveis à dieta. Logo, consuma mais alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas e alimentos integrais e beba bastante água. Recomendamos entre seis e oito copos de água por dia. Um alerta: cerveja ou chope não matam a sede, ao contrário, acelera, pois o álcool desidrata o corpo.

Hora do almoço. Opte por restaurantes que ofereçam saladas frescas. Cuidado com os molhos prontos de salada que podem ser calóricos e os complementos como queijos, frios e frutas secas nas saladas. Complete o prato de salada com lascas de carne magra, croutons light e pedaços de frutas frescas. Privilegie as frutas e legumes bem coloridos. Os amarelos-alaranjados são ricos em betacaroteno, substância que é transformada em vitamina A no corpo. O consumo diário desses alimentos pode favorecer o bronzeamento e proteger a pele dos efeitos dos raios ultravioletas.

Adquira um novo hábito. Recentes pesquisas mostram que o alto consumo de açúcar tende a coibir o gosto pelas frutas. Uma boa dica é trocar uma colher de sopa de açúcar do dia por uma fruta até as papilas gustativas voltarem a sentir o prazer de saborear uma boa fruta fresca.

Estabeleça metas realistas – Cada um deve conhecer sua medida. Quanto tempo você levou para ficar com os braços e cintura fora de medidas? Para alguns, bastou alguns meses. Tire suas medidas uma vez por mês, pese-se uma vez por semana e tente vestir aquele vestido ou calça que você comprou quando estava com menos peso. São boas referências para ativar a vontade de emagrecer.

 


Fonte: Vigilantes do Peso

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*