Emagrecimento e conta bancária farta, uma relação íntima

Pesquisa feita por economistas da universidade de Ohio, nos Estados Unidos, indica que mulheres com boa forma física em geral não tem problemas financeiros.

Um passeio no meio da tarde pelas academias de ginástica do Rio de Janeiro, cidade com fama de cultuar os corpos malhados, mostra que a pesquisa está certa. Com a silhueta invejável, as mulheres entrevistadas contam que conquistaram a tranquilidade de não ter de se preocupar em alimentar a conta bancária. Com isso, têm tempo para manter a boa forma. O gestor da academia Body Planet, em Jacarepaguá, Paulo Henrique Santos, dá dicas para ajudar a emagrecer (veja ao lado) e afirma que não conhece a pesquisa dos economistas de Ohio, mas acredita que os dados podem valer para as mulheres brasileiras, com algumas ressalvas.

“Profissionalmente, as pessoas que sofrem com a obesidade tendem a ser mais tímidas e introspectivas. Isso pode atrapalhar seus planos na vida pessoal e no trabalho. Quando o sobrepeso é muito elevado, elas tendem a um baixo rendimento. Além disso, são mais suscetíveis a doenças”, analisa.

Segundo Santos, para ser bem-sucedidas, as mulheres precisam estar com as diversas áreas de suas vidas em equilíbrio. “Adotar um estilo de vida saudável tem, certamente, repercussão no todo. Quando a pessoa tem autoestima ela cresce”, complementa.

Acostumado a conhecer histórias na academia, ele brinca: “Teoricamente, quando a mulher está maravilhosa, ela casa melhor, não é mesmo? Ao mesmo tempo, já conheci caso em que elas levam um ‘tchau’ dos maridos e dão a volta por cima. Decidem malhar, vão trabalhar, se dão muito bem em todos os sentidos, emocionalmente e financeiramente. Aí, então, eles querem voltar, mas já é tarde”, alfineta.

Dicas de saúde para as que querem ficar ricas

Calcule o IMC

O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal deve ser aplicada da seguinte maneira. Pegue a sua altura e eleve ao quadrado. Depois divida o seu peso por esse resultado. A expressão matemática é IMC = peso / (altura)².

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice considerado normal é entre 18,5 e 25. De 25 a 29, a pessoa pode considerar que está na faixa do sobrepeso. Acima de 30, ela pode ser considerada obesa.

Atividade física

Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes na semana. Qualquer atividade física é válida. Você pode optar por nadar, correr ou pedalar. Também deve incluir as atividades musculares, como musculação e ginástica localizada.

Hidratação

Hidrate-se: beba muita água. As pessoas insistem em ficar com sede durante os exercícios, o que é um erro. Isso porque acelera o processo de desidratação, prejudicando a prática dos exercícios, pois a contração muscular fica prejudicada. Tente ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente.

Álcool e cigarro

Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas desidratam e prejudicam o metabolismo das gorduras. Não fume. Isso dispensa comentários.

Gorduras

Evite alimentos gordurosos. Não ingira mais que 30 gramas de gordura por dia.

Sono regular

Durma bem. Quando você não dorme o tempo necessário para se recuperar fisicamente, suas atividades podem ficar prejudicadas. Dormir também faz parte do treinamento.

Ambiente para praticar atividades físicas

Faça atividade física em um ambiente agradável. Aproveite para fazer amigos e divirta-se.

Exagero no exercício físico

Cuidado com o excesso de exercício físico, que pode levar à falta de rendimento. Por isso, é importante ouvir e seguir recomendações de um profissional de Educação Física para não entrar em supertreinamento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*