Emagrecimento, você sabia que pode consumir batata sem perigo de engordar ?

Assada, cozida, em sopas, caldos, saladas, purês ou acompanhada por outros alimentos. São diversas as opções de pratos preparados com a batata, o quarto alimento mais consumido no mundo, atrás do arroz, trigo e milho. Rica em carboidratos e com baixa quantidade de gordura, o tubérculo possui, também, vitaminas C e do complexo B, minerais como potássio, ferro, magnésio e zinco.

A batata doce é excelente fonte de betacaroteno, substância que ajuda a manter o bronzeado da pele. Apesar do sabor adocicado, possui muito amido e fornece a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batata (cada 100g contém, em média, 79 calorias – lembre-se que o que deixa a batata calórica é a fritura).

“Pode ser consumida assada, cozida, no preparo de doces, entre outras opções. Seu sabor combina muito bem com canela, mel e côco”, sugere a nutricionista do Oba Hortifruti Marcella Xavier.

Com aspecto semelhante ao da batata doce, a yacon é rica em potássio, fósforo, magnésio, sódio, zinco e manganês. O alimento auxilia no bom funcionamento do intestino e ajuda a reduzir níveis glicêmicos. Para o preparo adequado aos diferentes tipos de batata, a nutricionista recomenda: “A batata monalisa é melhor aproveitada em purês e saladas, enquanto a bintje é mais indicada para fritura. Seus palitos apresentam ótima coloração, firmeza, crocância e pouca absorção de óleo após a fritura”.

Fonte: abril.com.br. Monique dos Anjos, 11/05/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*