Enxaqueca com distúrbios visuais aumenta risco de morte por AVC

Pessoas que apresentam enxaqueca com distúrbios visuais e sensoriais (a chamada enxaqueca com aura) têm maior chance de morrer prematuramente de doença do coração, de acidente vascular cerebral (AVC) e de outras causas, de acordo com estudo divulgado pela publicação British Medical Journal. Enxaqueca sem aura não traria esses riscos.

Os autores, liderados por Larus Gudmundsson, da Universidade da Islândia, avaliaram o impacto dos episódios de enxaqueca na meia-idade em 18.725 homens e mulheres, nascidos entre 1907 e 1935, como informou o site Science Daily. Segundo o jornal Daily Mail, o trabalho encontrou uma probabilidade 28% maior de morrer de patologia cardíaca; 40%, de AVC; e 21%, de qualquer enfermidade.

Apesar disso, a equipe concluiu que o risco individual de quem sofre com enxaquecas é baixo e os esforços para reduzir problemas do coração, por exemplo, devem enfocar fatores convencionais, como hipertensão, fumo e colesterol alto. Mais pesquisas são necessárias para determinar se diminuir a frequência de episódios de enxaqueca com tratamento preventivo pode alterar os números de doenças cardiovasculares.

Pessoas que tem enxaqueca com distúrbios visuais apresentam risco 40% maior de morrer de AVC, diz estudo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*