Epicondilite pode ter dores aliviadas pelo uso de botox

A toxina botulínica, que suaviza rugas faciais através de injecções do medicamento botox®, também pode ajudar pessoas que sofrem de epicondilite, sugere um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal.

A epicondilite, também conhecida como “cotovelo do tenista”, é uma doença que causa dor e inflamação na zona externa do cotovelo e que é provocada por contracções forçadas e repetitivas dos músculos do punho e do antebraço.

Para este estudo, os investigadores da Tehran University, no Irão, administraram a 48 doentes que sofriam de epicondilite injecções de toxina botulínica. Em vez de administrarem a injecção no mesmo local, o que poderia causar paralisia, o local da injecção foi adaptado a cada paciente tendo em conta o comprimento do seu antebraço.

O estudo revelou que o tratamento reduziu a dor, mas reduziu também a força dos doentes. Os investigadores salientaram o facto de o tratamento não ser adequado para doentes que precisam de estender os seus dedos, acrescentando que é necessária mais investigação para descobrir se o alívio da dor se mantém quatro meses após o tratamento.

Rachelle Buchbinder, da Monash University, na Austrália, revelou que a epicondilite pode causar deficiências e exigir que os pacientes necessitem de baixa médica. Na opinião da investigadora, ainda não se sabe muito sobre o tratamento com a toxina botulínica e os doentes poderão ficar insatisfeitos caso sofram de um efeito colateral: a perda parcial da capacidade de mover o terceiro e quarto dedos.


Fonte: rcmpharma.com, 03/05/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*